Vários candidatos lusodescendentes e luso-americanos, alguns deles com origens na Madeira, saíram vitoriosos das suas corridas eleitorais na Costa Leste dos Estados Unidos no sufrágio de terça-feira.
Na câmara baixa de Connecticut, a republicana Anne Dauphinais, neta de imigrantes da Madeira, foi reeleita pelo distrito eleitoral 44.
No estado de Rhode Island, a líder da minoria republicana no senado de Providence, Jessica de la Cruz - filha de imigrantes portugueses da Madeira e dos Açores - foi eleita com 70% dos votos.
Outros luso-americanos e lusodescendentes concorreram para vários cargos neste ciclo eleitoral norte-americano, cujos votos ainda se encontram em processo de contabilização. Lori Loureiro Trahan, Jack Martins, Rick Lopes e Jake Oliveira são outros dos candidatos lusos eleitos, sendo que a primeira, a congressista democrata Lori Loureiro Trahan, cujas raízes remontam ao Porto e aos Açores, foi automaticamente reeleita para a Câmara dos Representes dos Estados Unidos pelo 3.º distrito eleitoral de Massachusetts, onde concorreu sem oposição.
Em 2018, Lori Loureiro Trahan tornou-se a primeira mulher de ascendência portuguesa a ser eleita para a Câmara dos Representantes norte-americana.
Nas eleições de terça-feira, Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento que ainda decorre.