MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Zelensky pede em Davos "sanções máximas" contra a Rússia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2022
13:00

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje no Fórum de Davos para "sanções máximas" contra Moscovo, incluindo a suspensão de relações comerciais, e convidou as empresas estrangeiras a mudarem-se da Rússia para a Ucrânia.

Zelensky pediu aos participantes no Fórum Económico Mundial, que começou hoje na estância de neve suíça de Davos, que seja reforçada a pressão sobre a Rússia com "sanções convincentes", devido à guerra que iniciou na Ucrânia há três meses.

Disse que as sanções têm de ir mais longe para impedir a agressão da Rússia, incluindo um embargo petrolífero, o bloqueio de todos os seus bancos e a "retirada das empresas estrangeiras do mercado russo", as quais convidou a participaram na reconstrução da Ucrânia.

"Isto é o que as sanções devem ser: devem ser máximas, para que a Rússia e qualquer outro agressor potencial que queira travar uma guerra brutal contra o seu vizinho saiba claramente as consequências imediatas das suas ações", disse Zelensky, citado pelas agências internacionais.

"Não deveria haver nenhum comércio com a Rússia", insistiu.

Zelensky disse aos líderes empresariais que podem continuar a operar na Ucrânia, "um mercado de 40 milhões de pessoas".

"Convido-os a fazer parte do processo de reconstrução", pediu.

Zelensky disse também que a Ucrânia precisa de um financiamento de pelo menos 5.000 milhões de dólares por mês, o equivalente a mais de 4.600 milhões de euros ao câmbio atual.

O grupo das sete principais economias (G7) concordou, na sexta-feira, em conceder 19.800 milhões de dólares (mais de 18.550 milhões de euros) em ajuda económica à Ucrânia.

Zelensky também pediu mais armas, lamentando que o apoio da comunidade internacional nem sempre tenha sido suficientemente rápido.

"Se tivéssemos recebido 100% das nossas necessidades em fevereiro, o resultado teria sido dezenas de milhares de vidas salvas", justificou.

"É por isso que a Ucrânia precisa de todas as armas que estamos a pedir, e não apenas daquelas que foram entregues. É por isso que a Ucrânia precisa de financiamento", insistiu.

O discurso do Presidente da Ucrânia abriu a 51.ª edição do Fórum Económico Mundial, que decorre até quinta-feira, na estância dos Alpes suíços.

O encontro foi retomado após ter estado interrompido durante dois anos, devido à pandemia de covid-19.

Os organizadores consideraram tratar-se da edição "mais oportuna desde a criação" do fórum, por todos os problemas que o mundo enfrenta, incluindo a guerra na Ucrânia e as suas consequências para a economia mundial.

"Esta guerra é realmente um ponto de viragem na História e irá remodelar a nossa paisagem política e económica nos próximos anos", disse o fundador do fórum, Klaus Schwab.

São esperados mais de 2.500 participantes, incluindo cerca de 50 chefes de Estado e de governo, mais de 30 ministros dos Negócios Estrangeiros e mais de 50 ministros da Economia.

Além do discurso de Zelensky, a Ucrânia enviou uma delegação oficial a Davos liderada pelo chefe da diplomacia, Dmytro Kuleba, aproveitando a grande concentração de figuras políticas e empresariais para defender as posições de Kiev e lançar a discussão sobre a reconstrução do país.

Para esta edição não foi convidado qualquer representante do Governo ou de empresas russas.

Além da guerra na Ucrânia, os participantes deverão discutir questões como a subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis, as alterações climáticas, a desigualdade e as crises sanitárias e as suas consequências.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do fogo-de-artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

22:03

O sorteio desta noite do Totoloto já aconteceu, confira se foi um dos vencedores ou o grande vencedor do primeiro prémio.

A chave-vencedora: 7 8 30 32 38...

18:15

Há uma campanha a decorrer no ‘Gofundme’ para ajudar um jovem madeirense de Câmara de Lobos. Bernardo Nesci, de 27 anos, descobriu, há seis meses, um cancro...

21:03

A Capitania do Funchal fez saber, em comunicado, que cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base em informações do Instituto Português do Mar e da...

10:00

Um veículo capotou, esta manhã, na via rápida, no sentido Funchal - Machico, perto da saída para o centro de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa...

16:40

Uma viatura está estacionada, possivelmente abandonada, há mais de um mês no Largo Conselheiro Aires de Ornelas (Largo da Achada), na freguesia da Camacha....

8:54

Um veículo sofreu um despiste e capotou esta manhã após o túnel do Campo da Barca, no Funchal, causando grande aparato no local.

Para o local, foram chamados...

15:40

A partida que coloca frente a frente Nacional e AVS, conta com algum público nas bancadas do Estádio da Madeira.

Naturalmente, os adeptos alvinegros predominam...

• PUB
22:15

Um cidadão, com idade na ‘casa’ dos 70 anos, foi esta noite vítima de uma queda, na zona dos Viveiros (Funchal), que o levou ao hospital.

O sinistrado estaria...

14:47

Um turista foi arrastado por uma onda na Praia do Galo, no Caniço de Baixo, enquanto tirava uma ‘selfie’ junto à costa. O incidente ocorreu ao início da...

15:11

Esta tarde, pelas 14 horas, os Bombeiros Voluntários Madeirenses receberam um alerta para assistir um homem vítima de agressão com uma foice na zona da...

Últimas

22:22

O treinador madeirense Ivo Vieira está de regresso ao Marítimo, anunciou o clube madeirense há instantes.

O técnico regressa ao comando dos madeirenses...

22:07

O piloto madeirense Miguel Caires anunciou esta quarta-feira a saída de João Miguel Sousa do projeto da E-motion Rally Spirit.

“Oficializado que está o...

22:03

A ministra da Saúde vai ser ouvida no parlamento, a pedido da oposição, sobre a situação das urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a transferência...

22:01

É apenas mais um luxo para juntar a tantos outros. Desta feita, trata-se de um jato privado Gulfstream G650, avaliado em cerca de 59 milhões de euros,...

21:43

O Presidente Nicolás Maduro anunciou hoje a criação de uma comissão para avançar com a reforma da Constituição venezuelana, visandp definir o modelo para...

21:39

O Benfica venceu o Braga esta quarta-feira por 3-0 e está apurado para a final da Taça da Liga, no próximo sábado, onde irá defrontar o Sporting.

Di María...

20:55

Eduardo Jesus desafiou hoje a Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM) a interagir com a Inteligência Artificial (IA)...

• PUB
20:53

Uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa está a prestar assistência pré-hospitalar a um homem que sofreu uma queda nas escadas rolantes do Centro Comercial...

20:39

O ministro da Educação, Ciência e Inovação admitiu hoje a possibilidade de descongelar o valor das propinas no ensino superior a partir do próximo ano...

20:18

O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, culpou hoje o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, pela devastação dos incêndios florestais de...