MADEIRA Meteorologia

Assembleia Municipal de Lisboa apresenta queixa contra “movimento extremista”

Data de publicação
18 Março 2025
21:48

A Assembleia Municipal de Lisboa vai apresentar queixa contra o “movimento extremista” que interveio hoje na reunião, após inscrição com “um outro nome”, indicou a presidente deste órgão, recusando permitir que “os extremistas destruam” as instituições democráticas da cidade.

“Quanto à provocação a que assistimos hoje por parte do movimento extremista que se inscreveu para usar da palavra do público a coberto de um outro nome, queria deixar claro que não permitiremos que os extremistas destruam as instituições democráticas da cidade”, afirmou a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Rosário Farmhouse (PS), no final da reunião.

Rosário Farmhouse disse que aquando da intervenção deste movimento, que ocorreu no início da reunião, pediu à Polícia Municipal que “identificasse as pessoas”, em que se inclui o presidente do grupo ultranacionalista Reconquista, Afonso Gonçalves, que foi quem subiu ao palco, embora se encontrasse acompanhado de outros cidadãos, que filmavam a sua intervenção, sem qualquer autorização para o efeito.

“Vamos apresentar a competente queixa às autoridades”, revelou a presidente da AML, tendo sido aplaudida pelos deputados.

A este propósito, o grupo municipal do PCP pediu à Mesa da AML que formalizasse uma queixa contra os cidadãos do grupo ultranacionalista que intervieram hoje na reunião plenária, considerando que houve um desrespeito “muito grave”, com insultos e ameaças.

“O grupo municipal do PCP requer, para os devidos efeitos, que a Mesa da Assembleia formalize, em nome do órgão a que preside, uma queixa junto dos órgãos competentes contra os cidadãos que intervieram e desrespeitaram no período do público da reunião de hoje, e de forma muito grave, a Assembleia Municipal de Lisboa, insultando os eleitos e proferindo ameaças sobre os mesmos”, expôs a deputada comunista Natacha Amaro, num requerimento oral.

A reunião da AML foi hoje temporariamente suspensa após intervenção do presidente do grupo ultranacionalista Reconquista, Afonso Gonçalves, que foi retirado da sala pela Polícia Municipal por desobedecer às regras deste órgão.

A suspensão da reunião durou cerca de três minutos, que foi o tempo necessário para retirar Afonso Gonçalves do palco da AML, após ter terminado o período disponível para intervir e se recusar a terminar a intervenção.

Enquanto dois elementos da Polícia Municipal retiravam Afonso Gonçalves do palco, os partidos de esquerda gritaram “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”, ao que um elemento do grupo Reconquista respondeu, enquanto filmava: “Comunas. Um dia vão pagar caro”.

Perante esta intervenção, a deputada do BE Maria Escaja lamentou o sucedido e pediu que sejam tomadas as devidas diligências.

“Houve um munícipe do grupo deste cidadão que fez uma ameaça a parte desta assembleia, que disse que haveríamos de pagar caro e nos fez dois gestos considerados obscenos”, acrescentou.

Mais tarde, ainda durante a reunião da AML, Maria Escaja disse que iniciou “um processo de queixa contra a ameaça” que foi feita pelo grupo ultranacionalista.

Além da intervenção da Polícia Municipal, esteve na AML a Polícia de Segurança Pública (PSP).

“A presidente da Mesa solicitou à Polícia Municipal para me retirar e para me identificar como se eu tivesse cometido algum tipo de crime ou algum tipo de ilegalidade”, afirmou posteriormente em declarações à Lusa o líder do Reconquista, alegando só ter solicitado “algum decoro na sala” para que pudesse realizar a sua intervenção e isso não lhe foi possibilitado.

“Referi que era vergonhosa esta atitude, fui levado para fora da sala, nem sequer fui identificado e os próprios polícias municipais disseram-me que poderia ir embora”, acrescentou.

Depois do sucedido dentro da AML, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho (PS), responsável por territórios como o Martim Moniz, disse que, no exterior, foi “assediado” por Afonso Gonçalves que o apelidou de “traidor à pátria por gostar de imigrantes”.

Na sua intervenção na AML, marcada pelo desrespeito pelas regras, Afonso Gonçalves disse: “Venho dar voz aos problemas dos lisboetas, de forma realista e honesta, apesar da censura e do silenciamento que me têm tentado impor e a que sou sujeito. A Lisboa de hoje já não é a verdadeira Lisboa. A Lisboa de hoje é uma capital de sujidade, de substituição populacional, de crime, de insegurança”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

20:00

Duas continuidades, cinco saídas e seis entradas.

Miguel Albuquerque efetuou uma profunda reformulação no Governo Regional que vai iniciar esta próxima...

11:27

Devido à forte ondulação, o muro da estação elevatória dos Reis Magos, no Caniço, ruiu, deixando, atrás de si, um rasto de destruição.

A área já está vedada...

16:49

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebeu uma camisola autografada por Cristiano Ronaldo, entregue pessoalmente pela mãe do jogador,...

17:26

O ferry ‘Lobo Marinho’ que faz a ligação marítima de passageiros e mercadorias entre o Funchal e Porto Santo viu-se, na viagem realizada este sábado, em...

9:33

Desde a meia-noite deste sábado, o vento tem soprado com intensidade em várias zonas do arquipélago da Madeira, com rajadas que atingiram os 110 km/h no...

9:23

Uma árvore tombou sobre uma viatura este sábado na zona do Papagaio Verde, no Funchal. O incidente ocorreu num dia em que vigora um aviso amarelo para...

20:11

Conheça quem vai liderar as diferentes áreas....

• PUB
16:58

O líder do partido mais votado foi convidado pelo representante da República para a Região a formar Governo e já trouxe a composição do XVI Governo que...

20:24

Paulo Pereira, presidente da TáxisRAM, revelou ao JM que o acordo está alinhavado, faltam apenas as assinaturas dos responsáveis.

Os sócios da TáxisRAM...

11:22

Tem sido uma manhã atribulada no Aeroporto da Madeira, devido às condições atmosféricas que não têm facilitado a vida ao tráfego aéreo.

Desde o início da...

Últimas

21:07

O primeiro-ministro já teve alta do hospital de Santa Maria, onde esteve durante algumas horas devido a “um episódio de arritmia cardíaca”, e disse que...

20:24

Paulo Pereira, presidente da TáxisRAM, revelou ao JM que o acordo está alinhavado, faltam apenas as assinaturas dos responsáveis.

Os sócios da TáxisRAM...

20:17

Os aeroportos da Madeira vão ter uma ligação direta à cidade norte-americana de Nova Iorque, a partir de 08 de junho, anunciou hoje a ANA-Aeroportos de...

20:11

Conheça quem vai liderar as diferentes áreas....

20:10

Portugal juntou-se à lista de países europeus que atualizaram as recomendações aos viajantes para os Estados Unidos, com advertências específicas sobre...

20:10

Irene Lucília Andrade deixou hoje um apelo na Feira do Livro do Funchal, onde foi homenageada.

“Continuem a ler os autores madeirenses” apelou a escritora,...

20:00

Duas continuidades, cinco saídas e seis entradas.

Miguel Albuquerque efetuou uma profunda reformulação no Governo Regional que vai iniciar esta próxima...

• PUB
19:33

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, está internado no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada pelas 13:00 e foi encaminhado para a cardiologia,...

19:27

O representante da República para a Madeira já tem em sua posse os nomes do novo Governo Regional e, por isso, já não há necessidade de um novo encontro...

19:17

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou hoje que os Estados Unidos da América (EUA) necessitam da Gronelândia para alcançar a “paz mundial”,...