MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

3/11/2022 08:00

Passam 43 anos do desaparecimento de Carlo Alberto Abarth, ou melhor, do austríaco Karl Albert Abarth. Ocorrido a 24 de Outubro de 1979, aos 70 anos de idade.

Como muitos da sua geração, tudo teve início na competição como motociclista, mais tarde piloto automóvel, engenheiro e criador de automóveis sob a sua chancela e da fundação da sua empresa, onde reside, de facto, a sua notoriedade: A famosa "Abarth & C. S.p.A." - Uma "Società per Azioni" fundada na italiana cidade de Bolonha, em 31 de Março de 1949.

Um austríaco nascido a 15 de Novembro de 1908, na cidade de Viena. Ainda na época do império Austro-Húngaro. Os seus pais - leais ao Imperador - são eles próprios a súmula da sua vida entre a fogosa Itália e a austera Áustria.

A sua mãe, Dora Taussig - com berço na pequena burguesia de Viena - e, o seu pai, um italiano de Merano - na zona norte de Itália - militar do exército do Império Austro-Húngaro.

Desde cedo demonstra particular fascínio sobre a mecânica. Na infância do pequeno Karl Abarth, foram as bicicletas, logo após, as motos e os automóveis. A todos, sem excepção, na tentativa de as melhorar, personalizava com a suas modificações a vários níveis.

Esta sua paixão - desde tenra idade - será a razão, para o propósito de toda a sua vida profissional.

Que tem início de uma forma mais profissional, precisamente em solo italiano, na Castagna - entre 1925 a 27 - desenhando bicicletas e motos sob a chancela da famosa empresa, onde adquire grande experiência na área.

Que o motiva a regressar à Áustria, onde desenvolve a sua actividade para a "Motor Thun and Joseph Opawsky " - entre 1927 e 1934 - onde se torna motociclista de sucesso nas competições da especialidade. A primeira vitória é obtoda a 29 de Julho de 1928, em Salzburgo.

Conseguindo o feito notável de se sagrar campeão europeu por cinco vezes.

Envolto no sucesso e empolgado pelos resultados obtidos, pelas suas modificações nas suas motos, chega mesmo a construir de raíz, a sua própria moto e à sua imagem, pese embora, utilizando um motor Villiers de 250cc o sistema de escape fora totalmente concebido e pelo tenaz Abarth.

Infelizmente, esta fase inicial da sua vida envolvendo as motorizadas termina em Linz, num grave acidente - quase fatal - que o deixa a recuperar por um ano. O que será a causa principal, do seu abandono definitivo do motociclismo. [cont]

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas