Sob a coordenação da Vice-reitora para a área académica, a Professora Custódia Drumond, a UMa submeteu e obteve financiamento, para o projeto em epígrafe.
O programa pretende garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizados.
Este projeto inclui um programa de Mentoria: formação de estudantes mentores, implementação das tutorias, e monitorização e análise de resultados; receção aos novos estudantes e Práticas WellBEING; formações aos docentes sobre Inovação Pedagógica; e a criação do Observatório do Estudante, incluindo a plataforma para seu suporte.
Através da Mentoria, procurar-se-á, proporcionar aos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, um acompanhamento ao longo de todo o primeiro ano, por um estudante inscrito num ano curricular mais avançado. Esta será organizada pela equipa de Psicólogas do Serviço de Psicologia. O programa de Mentoria da UMa é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes. A participação no programa é voluntária.
As práticas WellBEING iniciaram-se em 2022 através de um projeto financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e apoiado pela Ordem dos Psicólogos, que visa promover o bem-estar e a saúde mental dos estudantes, através da sua participação em atividades promovidas por estudantes pares, por funcionários ou por docentes. Será dada continuidade a este tipo de práticas neste novo projeto, uma vez que o projeto UMA WellBEING termina este ano.
Relativamente à formação de professores, serão realizadas formações sobre Educação Positiva: o Papel da Psicologia Positiva no bem-estar, sob a responsabilidade do Departamento de Psicologia. Será também oferecida uma formação sobre Metodologias inovadoras no Ensino Superior, sob a responsabilidade de docentes do Centro IDEA-Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Universidade do Minho), e uma última sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior.
A criação do Observatório do Estudante da UMa possibilitará a recolha e a estruturação de informação sobre os percursos académicos dos estudantes da UMa, seguidos longitudinalmente ao longo do primeiro ano de frequência do Ensino Superior. A recolha sistemática e tratamento de informação sobre a transição e adaptação dos estudantes no primeiro ano procurará contribuir para a melhoria de práticas educativas e medidas institucionais com vista à prevenção do abandono e à promoção do sucesso académico.
Este programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, permitirá criar oportunidades de apoio e acompanhamento dos estudantes, bem como as condições necessárias para incrementar, um programa permanente para combater o abandono e, consequentemente, melhorar o seu sucesso escolar e a sua realização pessoal e académica.
Continuamos a trabalhar para formar excelentes profissionais, mas sempre preocupados com a saúde e bem-estar dos nossos alunos e, mais geralmente, de toda a academia.