MADEIRA Meteorologia

"A emigração para a cloud é inevitável", garante José Cotrim

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Maio 2022
11:28

No painel ‘Tendências atuais na Cibersegurança: Ameaças e Contramedidas’, José Cotrim, diretor de serviços de Transporte e Energia da Empresa de Eletricidade da Madeira, abordou a inevitabilidade dos modelos cloud.

"Tudo depende da energia elétrica", lembrou José Cotrim elencando os "sistemas dinâmicos" derivados da entrada no terreno das energias renováveis, que "trouxeram um grande impulso para esta transição para a digitalização".

Esta realidade, "trouxe uma sensibilidade cada vez mais para toda a rede elétrica e todo o volume de informação que temos que recolher é cada vez maior, tal como a própria velocidade de informação".

"Cada vez que vamos transitando mais para a digitalização, se não formos operacionais, se não formos capazes de criar condições para toda esta informação, será impossível criar smart citys", abordando as dificuldades de processar tanta informação. "A emigração para a cloud é inevitável", não tem dúvidas.

Como se defende a EEM dos ciberataques? José Cotrim concorda que a empresa se for alvo d de ataques não pode naturalmente ficar uma semana para recuperar. "Não vamos ficar sem energia, por essa razão, certamente", constatando que "estamos neste momento a evoluir nesta área".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
19/12/2024 08:00

O final de cada ano traz consigo um momento único de reflexão, um convite à pausa no tumulto dos dias para revisitar memórias recentes, reconhecer as dádivas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas