Foi, ontem, assinado, um protocolo, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, entre a autarquia e a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira. .
Na assinatura deste protocolo, estiveram presentes a presidente e o vice-presidente da CMF, Cristina Pedra e Bruno Pereira, respetivamente e ainda a vereadora Ana Bracamonte e, por parte da APRAM, a presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço.
“Trata-se de um protocolo de partilha de infraestruturas, existentes e a criar, entre as duas entidades e que visam a implementação de novas soluções digitais no Funchal e no porto, isto em conformidade com as atuais e futuras necessidades, quer da administração pública, quer dos cidadãos”, esclarece a CMF.
Nesse sentido, este protocolo “será importante para o que a autarquia pretende desenvolver, o projeto WIFI – Funchal, que visa proporcionar, no futuro, um acesso WiFi ao longo da cidade e que tem por objetivo ceder internet gratuita aos munícipes e aos turistas que visitam a Região Autónoma da Madeira (RAM), e ainda outros projetos/ferramentas e suportes digitais futuros”.
“No âmbito do protocolo, refira-se que será necessário, para cumprimento dos objetivos acima descritos, a realização de obras de preparação de infraestruturas/condutas, devendo, porém, privilegiar-se, sempre que possível e com vista a uma maior eficiência na gestão dos recursos físicos e financeiros, a partilha dessas infraestruturas, que pertençam às duas entidades”, acrescenta a edilidade.
Assim sendo e por parte da autarquia, esta fica responsável pela execução das obras de preparação de infraestruturas/condutas desse o início do Cais da cidade até ao início do estacionamento do Cais 8, sendo que, no que respeita às obras relativas às infraestruturas e condutas a criar, o compromisso assumido é que estejam concluías até Dezembro de 2025.