MADEIRA Meteorologia

CDS diz que Orçamento do Estado não é bom para a Madeira

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
10 Outubro 2024
21:33

O CDS Madeira está desiludido com o Orçamento do Estado no que se refere à Madeira.

Numa nota enviada à redação, o partido defende que o corte de 25 milhões de euros no Fundo de Coesão é inaceitável e só vem demonstrar a urgência de rever a Lei de Finanças das Regiões Autónomas.

Desta forma, o CDS entende que deve ser introduzida no Orçamento do Estado uma norma travão para impedir que a Madeira e os Açores recebam menos verbas da solidariedade da República em relação ao ano anterior. Para além disso, o CDS advoga uma alteração à divisão do bolo do IVA, no sentido de permitir à Madeira reduzir ao máximo as taxas deste imposto praticadas na Região, sem que o Orçamento regional perca receitas.

O partido quer também a resolução de assuntos pendentes entre o Estado e a Região, como os acertos de impostos de anos anteriores, os pagamentos dos subsistemas de saúde de forças da República na Região e a garantia dos benefícios ao Centro Internacional de Negócios para o próximo ano.

O CDS relembra ainda que o partido integra este Governo da República, mas não se revê neste Orçamento do Estado no que se refere à Região Autónoma da Madeira.

Por isso, “esperamos que na discussão da especialidade seja alterado, substancialmente, para ir de encontro aos interesses dos portugueses de todas as parcelas do território nacional”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas