A Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, associou-se à iniciativa "Semana Sobre Espécies Invasoras Portugal e Espanha 2022", que decorre entre 21 a 29 maio.
De acordo com comunicado da autarquia, esta ação contou com a colaboração de militares da Zona Militar da Madeira, fruto de uma parceria entre esta instituição e o município do Funchal, numa ação de controlo manual de invasoras, direcionada para a Giesta, Carqueja e Acácia, no Pico Alto, a 1129 metros de altitude, onde a regeneração de espécies nativas encontra-se condicionada pela densidade e expansão destas espécies exóticas invasoras.
A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, esclarece que a espécie invasora, é uma espécie exótica que se estabelece num habitat onde não pertence originalmente e afeta o ecossistema onde é inserida, competindo com as espécies nativas por recursos e espaço.
"As espécies invasoras são uma das principais causas de perda de biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental e socioeconómico", refere a mesma nota.