A Iniciativa Liberal de Machico, em comunicado, alega que os moradores da Freguesia do Caniçal, e residentes no concelho estão “profundamente insatisfeitos com o serviço de recolha de resíduos sólidos prestado pela empresa ARM (Água e Resíduos da Madeira)”.
Ainda que indique ser esta “uma responsabilidade pública”, alerta que “os caixotes de lixo encontram-se em muito mau estado, com problemas estruturais sendo que a salubridade dos mesmos é questionável e uma matéria de saúde pública já que raramente são lavados provocando odor e sujidade nas localidades”.
Esta situação, que a IL Machico considera “inaceitável”, “prejudica a qualidade de vida da população local e a imagem da freguesia”.
“É urgente que a Câmara Municipal fiscalize: é uma obrigação sua decorrente do contrato assinado aquando da concessão. Obrigue a ARM a tomar medidas eficazes para melhorar drasticamente este serviço essencial. Os moradores merecem um sistema de recolha de resíduos limpo, eficiente e confiável. Apelamos às entidades responsáveis que ouçam as preocupações da comunidade e atuem rapidamente para resolver este problema crónico. Uma prestação de serviço de qualidade deve ser um direito básico de todos os cidadãos”, apela António Nóbrega.