MADEIRA Meteorologia

IL critica deslocação de Pedro Ramos aos Estados Unidos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Maio 2022
14:46

A Iniciativa Liberal (IL) da Madeira criticou hoje a deslocação do secretário regional da Saúde aos Estados Unidos para conhecer o que diz ser "as melhores práticas digitais desenvolvidas" no setor", defendendo o foco de Pedro Ramos deveria ser a Europa.

"A Madeira é uma Região Autónoma portuguesa. Portugal é um dos países da União Europeia. A União Europeia, por via do PRR, vai injectar 120 milhões no sistema de saúde da região. É na Europa que estão os sistemas de saúde semelhantes ao nosso. Não nos Estados Unidos. A Europa dispõe de tanta tecnologia de ponta, no que há saúde diz respeito, como os EUA", afirma a Comissão Coordenadora da IL em reação à manchete de hoje do JM.

Tendo como referência o índice 'Countries With The Best Health Care Systems, 2021' (Países com o melhor sistema de saúde, 2021), da CEOWORLD, a Iniciativa Liberal sublinha que "os Estados Unidos aparecem em 30.º lugar", tendo à frente países como Dinamarca, Áustria, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Finlândia, República Checa, Alemanha, Suécia, Grécia e Portugal.

"Tudo países da União Europeia, que nos ajudará a melhorar o sistema de saúde da região com fundos comunitários", reforça a IL.

O partido lembra que o sistema de triagem usado no Hospital Dr. Nélio Mendonça dá pelo nome de Manchester, cidade onde foi criado, que fica na Europa e que "um dos maiores centros do mundo de investigação e tratamento de certas tipologias de cancro fica em Lisboa. É a Fundação Champalimaud". Acrescenta que "a Ecolight é uma empresa italiana de tecnologia biomédica líder mundial no diagnóstico da osteoporose", o que "numa população envelhecida não é difícil imaginar a sua importância"

Doctolib, Ottobock, CMRSurgical, ?ura, KRY, Mindmaze, Modernizing Medicine, Dental Monitoring, LetsGetChecked, etc, são outras "empresas europeias unicórnio (que valem mais de mil milhões de dólares) na área da saúde" e que a IL dá como exemplo.

"Não temos nada contra o passeio aos Estados Unidos, estranhamos, isso sim, que a Europa (por aquilo que representa) não seja o foco principal da procura de modelos que nos ajudem na digitalização da saúde", concluem assim o comunicado.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
19/12/2024 08:00

O final de cada ano traz consigo um momento único de reflexão, um convite à pausa no tumulto dos dias para revisitar memórias recentes, reconhecer as dádivas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas