MADEIRA Meteorologia

Incêndios: “Coordenação institucional e funcional decorreu na perfeição”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
16 Setembro 2024
12:04

Depois de uma explicação prévia sobre os contornos do incêndio iniciado na Serra de Água, a 14 de agosto, sem que se saiba a hora da ignição, o comandante dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol respondeu aos deputados da comissão parlamentar de Saúde e Proteção Civil.

Em resposta a Cláudia Perestrelo, do PSD, Sidónio Fernandes garantiu que “a coordenação institucional e funcional foi na perfeição”. O responsável assegurou que houve meios no terreno, foram solicitados mais recursos, como o meio aéreo e apoio nacional para compensar o que havia em falta.

A segurança dos bombeiros é ainda um ponto de ordem, afirmou, lembrando que nos incêndios de 1998, houve dois bombeiros que faleceram e outros ficaram feridos.

Quando à gestão dos incêndios recentes, Sidónio Fernandes mostrou-se convicto que houve antecipação das equipas de bombeiros na resposta à propagação das chamas, com elementos nas zonas onde era previsível a chegada do fogo, no sentido de proteger as populações. Reconheceu que há aspetos que poderiam ser melhorados, mas, no geral, “não encontrei erros”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas