O Representante da República para RAM manifestou, esta manhã, o seu pesar pelo falecimento de Rui Nepomuceno, distinto advogado e figura unanimemente respeitada da nossa sociedade.
“O Dr. Rui Nepomuceno, que nos deixa a poucos dias de comemorarmos os 50Anos do 25 de Abril, contribuiu de forma empenhada para consolidação dademocracia na Região Autónoma da Madeira, pelo seu papel no ativismopolítico, com uma participação fundamental no movimento sindical e noprocesso da extinção da colonia”, destaca Ireneu Barreto, num comunicado enviado à redação.
Mais enaltece o facto de, a par da sua notável ação como advogado, “tantas vezes a título benévolo a favor dos mais carenciados”, Rui Nepomuceno ter desenvolvido “uma importante atividade como escritor e historiador, com diversas obras fundamentais para o conhecimento da história contemporânea esta Região Autónoma”.
Pelo conjunto da sua intervenção cívica, Ireneu Barreto lembra ainda que Rui Nepomuceno foi distinguido pelo Presidente da República, em 2009, com a Ordem do Infante D.Henrique.