Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal, entre os quais se encontra o MadeiraShopping, têm vindo a reforçar as práticas sustentáveis em todas as suas operações, ao longo dos últimos 10 anos, com objetivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.
No campo da energia, o MadeiraShopping conseguiu uma redução de 52% no consumo da energia, fruto de uma série de medidas, que vão desde a substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, passando pela otimização do horário de iluminação e pela instalação de variadores de velocidade nas escadas rolantes.
A água é um recurso que tem merecido também a atenção, de forma transversal, levando à poupança de 34%, nos últimos 10 anos. Para uma gestão mais eficiente, foram implementados vários procedimentos, entre os quais a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos.
No que diz respeito aos resíduos produzidos, tem sido feito um esforço contínuo para aumentar a percentagem que é reciclada e, em 2023, esta corresponde a 53%.
São várias as medidas que têm permitido crescer neste campo: da realização de estudos de caracterização dos resíduos e avaliação dos fluxos dos mesmos à recolha dos orgânicos, sem esquecer formação e sensibilização dos colaboradores, lojistas e visitantes.
“O nosso compromisso com a sustentabilidade é refletido em ações concretas e resultados tangíveis.
Conseguimos reduzir o consumo de energia para metade, através da implementação de tecnologias mais eficientes, mas temos também resultados positivos na água, com uma poupança de 34%, e este é um caminho que queremos continuar a percorrer.
A par de várias medidas, lançamos ainda campanhas de sensibilização e recebemos iniciativas ao longo do ano que remetem para esta área e promovem a consciencialização para a adoção de práticas mais sustentáveis”, refere Alberto José Pereira, diretor do MadeiraShopping.
Neste sentido, este verão, é lançada a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através de peças criativas colocadas no centro comercial, revela os avanços conquistados, desde 2013. Os formatos de comunicação incluem mupis e mensagens em locais estratégicos, nomeadamente, nos espelhos das casas de banho e junto aos caixotes do lixo.
Envolvidos nesta campanha estão ainda outros centros geridos pela Sonae Sierra, que revelam também as suas métricas, nomeadamente: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente Portimão, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana, Forum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico, Serra Shopping e ViaCatarina Shopping.