A partir de 15 de janeiro de 2025, será obrigatório ter um título de transporte válido para viagens, incluindo para cidadãos com passes gratuitos.
Quem não tiver um passe válido deverá adquirir um bilhete de bordo.
Os antigos passes municipais dos Horários do Funchal podem ser usados até 31 de janeiro de 2025, exclusivamente na rede urbana do Funchal.
A secretaria dos equipamentos alerta, em comunicado, que os cidadãos que solicitem o novo Passe GIRO + 65 deverão levantar o seu passe nos locais definidos, com exceção dos passes da Loja do Cidadão do Funchal, que estarão disponíveis no Instituto de Mobilidade e Transportes, IP-RAM, a partir de de 15 de janeiro de 2025.
Todos os passes solicitados até 31 de dezembro de 2024 estarão disponíveis até 14 de janeiro de 2025.
“Aproveita-se a oportunidade para recordar a todos os que solicitaram o novo Passe GIRO + 65, que devem levantar o seu passe nos locais que estavam predefinidos, à exceção dos passes da Loja do Cidadão do Funchal que, a partir do dia 15/01/2025, passam a estar disponíveis nas instalações do Instituto de Mobilidade e Transportes, IP-RAM, Rua do Seminário, n.º 21, Funchal, nos dias úteis, das 9:00 às 16:00.
Mais se informa que todos os requerimentos do novo Passe GIRO entregues até 31/12/2024 terão os respetivos passes disponíveis até 14/01/2025.
Para solicitar os novos passes GIRO “online”, deve aceder a https://siga.madeira.gov.pt/troca_passe, seguindo os vários passos aí indicados. Esta opção está já disponível para todos os passes, com exceção do Passe Social Reformado 0, I e II/Invalidez 0, I e II.
A informação também está disponível em https://siga.madeira.gov.pt/noticias e em https://imt.madeira.gov.pt .”, corrobora o comunicado.