MADEIRA Meteorologia

Proposta de Orçamento de Estado é “madrasta” para a Madeira, segundo Manuel António

Data de publicação
11 Outubro 2024
16:47

Manuel António Correia considera que a proposta de Orçamento do Estado é “madrasta para a Madeira” e exigirá “um grande esforço dos deputados eleitos pela Região” no sentido de minimizar os danos deste.

O militante do PSD, que concorreu às eleições internas do partido no passado mês de março, diz ainda que o Governo Regional “terá de fazer a sua parte”, quer “apoiando os deputados da Madeira nesse trabalho”, quer “fazendo pressão junto do Governo da República para alterar na especialidade o Orçamento no sentido que defenda os interesses dos Madeirenses”.

Segundo Manuel António, a questão enquadra-se na Lei das Finanças Regionais de 2007,

“aprovada pelo dedo persecutório de José Sócrates e do PS”, que “quiseram castigar a Madeira, não podendo por isso continuar em vigor por mais tempo, reclamando-se a sua revisão, justa e célere”.

Na visão do social-democrata, o Estado “faz negócio com a Autonomia, ganhando dinheiro e evitando despesa com ela”, nomeadamente, “quer quando cobra à Região juros superiores aos que paga, quer quando não assume as despesas dos déficits estruturais da saúde e da educação, que são constitucionalmente responsabilidade sua, quer em muitas situações concretas amiúde e periodicamente apontadas”.

De resto, Manuel António refere que “este orçamento resulta de uma visão estruturalmente errada das relações financeiras entre o Estado e a Região, que precisa de correção imediata na discussão na especialidade deste orçamento mas também de transformações estruturais nas leis que regulam essas relações”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a redução do horário de animação noturna no Funchal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas