A garantia é de Sérgio Gonçalves: se o PS for Governo na Madeira, vai celebrar um contrato-programa com a Universidade da Madeira, através do qual, serão cedidos 3 milhões de euros anuais ao estabelecimento de ensino superior.
O objetivo é, segundo disse esta manhã, aquando de uma reunião entre o grupo parlamentar do PS e o reitor da UMA, ajudar a resolver o problema do sub-financiamento crónio do estabelecimento de ensino. Na oportunidade, o líder socialista afirmou que "em ano de eleições regionais e com um projeto para mudar a Madeira, não podemos também demitir-nos de defender os madeirenses, a formação dos nossos jovens e a nossa Universidade".
Sérgio Gonçalves adiantou que, mesmo que o subfinanciamento venha a ser resolvido por via das transferências do Estado, se o PS for Governo Regional, manterá o prometido contrato-programa e o apoio de três milhões de euros anuais à UMa, valor que permitirá a abertura de outros cursos, a aposta na investigação, na contratação de pessoal docente e suprir as necessidades da instituição. Da mesma forma, o presidente do PS-M considerou que este apoio será fundamental para dar resposta à necessidade de ampliação ou renovação das residências universitárias, para dar condições aos estudantes, bem como para atrair estudantes internacionais e, dessa forma, a universidade crescer e ganhar escala. "Sabemos que a escala é um problema de todos os setores e de todas as áreas de atividade na Região. A Universidade não é uma exceção e, portanto, entendemos que, apesar de haver responsabilidade do Estado nesta matéria, um Governo Regional deve lutar sempre pelos madeirenses e pela Madeira em primeiro lugar, sendo esse o nosso compromisso", rematou. |
Carla Ribeiro