A secretária regional de Agricultura Pescas e Ambiente presidiu hoje, dia 28 de outubro, à sessão de abertura das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, organizadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira no Madeira Shopping.
Rafaela Fernandes aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa do Banco Alimentar, destacando o trabalho em rede que esta instituição estabelece com os diferentes serviços do Governo Regional com vista à redução do desperdício alimentar.
No que toca a este tema, a secretária regional partilhou os três grandes desafios que as comunidades enfrentam. Primeiro, entende que o combate ao desperdício alimentar exige um compromisso de todos. «É muito importante o trabalho em rede, desde as iniciativas privadas associativas às iniciativas empresariais e às realizadas pelos serviços públicos. Para as novas gerações, lembrar a importância do trabalho desenvolvido nas escolas».
Depois, lembrou que o combate ao desperdício alimentar depende da gestão eficaz dos recursos disponíveis. «Não devemos produzir além do que precisamos. Não há, efetivamente, Planeta B. Temos de trabalhar para a boa gestão dos recursos. Seja a água, seja os solos disponíveis com potencial agrícola».
Por último, a governante referiu as metas para o Ambiente, nomeadamente ao nível da redução de produção de resíduos e bio resíduos, que coloca muitos desafios, em particular para o setor empresarial.