Balanço
Foi precisamente no dia 27 de março que se registou na Madeira o último óbito associado à covid-19. Desde então, o número de doentes em cuidados intensivos tem também vindo a baixar. No entanto, ontem, e de acordo com o boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde, estavam internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça13 pessoas, mais duas em relação ao dia anterior, 12 das quais em Unidades Polivalentes e uma na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.
Recorde-se que a Região contabiliza um total de 71 óbitos associados à covid-19.
Ontem a RAM registou mais 16 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, sendo um caso importado da região de Lisboa e Vale do Tejo e 15 de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.
Atualmente, são 264 os casos ativos, dos quais 18 são importados e 246 são de transmissão local.
Há ainda o registo de 115 situações que se encontram em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 638 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
Já no que respeita à vigilância de viajantes, 8.603 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
Quanto à situação nas escolas, regressaram ao regime de aulas presencial dez salas/turmas, num total de 161 crianças/alunos, oito docentes e 14 não docentes, em diversos estabelecimentos de ensino da RAM.
A Secretaria Regional de Educação refere ainda que foram registados quatro casos positivos em alunos, que resultaram no confinamento de quatro turmas, num total de 71 alunos e quatro docentes, no Externato da Apresentação de Maria; EB1/PE do Caniço; EB23 da Torre e EB1/PE/Creche do Caniçal.
PUB