No âmbito da apreciação do diploma apresentando pelo PS, intitulado, ‘Gratuitidade dos testes à Covid-19 para pessoas portadoras de autoteste positivo acompanhado de outros sintomas, e obrigatoriedade e gratuitidade dos testes à Covid-19 para visitantes a Estruturas Residenciais para Idosos, ao Lar Residencial do Centro de inclusão Social e às unidades de cuidados integrados continuados na rede da RAM’, o PSD reagiu por intermédio de Cláudia Perestrelo.
A deputada social democrata referiu que "o PS que traz este diploma é o mesmo que antes falava "em medidas excessivas e desperdício de dinheiro", acusando os socialistas de prosseguiram numa estratégia de "denegrir e confundir a população".
Cláudia Perestrelo passou depois a enumerar números e valores do período covid, referenciando, por exemplo, as "526 mil doses de vacinas ministradas na Região", daí resultando "mais de 90% da população vacinada".
No que respeita aos testes, falou em "1,8 milhões de testes" nas farmácias num investimento de "27 milhões de euros", mais "95.000 no âmbito do SESARAM, num valor de 1,5 milhões de euros", juntou ainda "148.000 aos visitantes", refletindo-se em "7,4 milhões de euros" e ainda "842.612 testes PCR" nos hospitais, aqui com um valor de "42 milhões de euros".
Ou seja, 78 milhões de euros terá gastado já a Região Autónoma da Madeira em testes, conforme as contas partilhadas por Cláudia Perestrelo.
David Spranger