O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM) informa que o Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) renovou, este mês, as Certificações de Nível Bom ao Serviço de Cardiologia, ao Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) e ao Serviço de Pediatria, atribuídas em junho de 2018 e janeiro 2019 respetivamente, segundo o disposto no âmbito do Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde (adaptado do modelo ACSA Internacional).
O modelo de certificação da DGS tem como marco de referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e foi desenhado para promover e desenvolver a qualidade nas unidades de saúde do sistema de saúde português.
Esta atribuição é o resultado das auditorias externas realizadas pela DGS em maio de 2024 aos Serviços de Cardiologia, Pediatria e SSMT e é válida até maio de 2029. No decurso deste período, a DGS realizará visitas de avaliação de acompanhamento para assegurar o nível de certificação obtido bem como o potencial de evolução e crescimento dos serviços.
A renovação destes certificados reafirma uma prestação de cuidados sustentada na competência profissional tendo como referência as orientações e recomendações sobre as melhores práticas clínicas conhecidas, a segurança do utente e dos profissionais e as necessidades e expectativas dos cidadãos, informa o SESARAM.