A Câmara Municipal do Funchal relembra, em nota de imprensa, que encerram, amanhã, 31 de outubro, as candidaturas ao Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora.
Recorde-se que esta prémio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal assim intitulada já que visa a homenagear a memória de Maria Aurora Augusta Figueiredo Carvalho Homem (1937-2010), uma relevante figura da cultura madeirense, celebrada pela sua dedicação à literatura, ao ensino e à promoção da leitura.
Este prémio, que está dirigido a crianças e jovens do Município do Funchal, visa igualmente incentivar o gosto pela leitura e escrita, enquanto promove a criatividade literária nos géneros lírico e narrativo, até porque a prática da escrita e da leitura é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual dos jovens, estimulando a imaginação, a criatividade e a aquisição de competências fundamentais, como valores de cidadania.
Este concurso tem também o propósito de fomentar hábitos de leitura e escrita nas camadas mais jovens, promover e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária e a expressão criativa e premiar e divulgar textos inéditos dos jovens participantes.
O concurso literário está dividido em quatro modalidades: modalidade Literária Infantil do género narrativo para estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico; modalidade Literária Infantil do género poético para estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico; modalidade Literária Juvenil do género narrativo para estudantes do ensino secundário; e por fim modalidade Literária Juvenil do género poético para estudantes do ensino secundário.
Os textos devem ser inéditos, individuais, em língua portuguesa, com um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas. As submissões devem seguir as normas específicas de formatação e ser enviadas em formato PDF para o email oficial do concurso premioliterariomariaaurora@funchal.pt, com o assunto “Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora”, sendo que os trabalhos deverão ser acompanhados do respetivo Boletim de Candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação, no caso de o candidato ser menor de idade.
Os textos serão avaliados por um júri especializado, com base em critérios de criatividade, originalidade, coerência e qualidade da expressão escrita. Os melhores trabalhos serão premiados com vales para compra de material escolar, a edição dos textos vencedores, além de diplomas de participação para todos os concorrentes. Haverá ainda o “Prémio Escola”, atribuído à instituição que apresentar o maior número de trabalhos premiados.
Para mais informações, consulte o regulamento completo disponível no site do Funchal Cultura, adita a nota de imprensa.