O IDEIA – Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia apresentou, hoje, publicamente, por ocasião do Dia da Assembleia Legislativa da Madeira, especímenes bibliográficos raros do seu acervo, nos quais se inclui, e merece particular destaque, a obra doada pelo presidente do Parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues, intitulada ‘Quinto Centenário do Descobrimento da Madeira’ – Publicação Comemorativa, coord. de Pe. Fernando Augusto da Silva, Funchal, Comissão de Propaganda e Publicidade do Centenário (Tip. Bazar do Povo), 1922 (dezembro), 62 pp.
No exemplar, restaurado pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, “surge a versão do texto ‘A Autonomia da Madeira’, que se configura “como a mais completa e estruturada, com a vantagem de ter sido provavelmente publicada sob a direção de Pestana dos Reis. Antes, houve a versão apresentada pelo autor na reunião de 16 de dezembro do mesmo ano (1922), assembleia convocada por Fernando Tolentino da Costa, Presidente da Comissão Executiva da Junta Geral, conforme relatada na imprensa da época, nomeadamente no Diário de Notícias do Funchal (a 17 de dezembro de 1922)”.
“Se não a versão original, esta é, sem dúvida, a primeira versão impressa em forma de livro e, assim, certamente a mais apurada e conclusiva sobre o projeto de Manuel Pestana dos Reis para a nossa Autonomia”, explicou Marcelino de Castro, coordenador do IDEIA. O livro faz uma síntese das comemorações do quinto centenário do descobrimento da Madeira.
A apresentação, que esteve a cargo do coordenador do IDEIA, aconteceu no âmbito das comemorações do Dia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se assinala a 19 de julho, tendo merecido particular destaque.