A abertura oficial do Madeira Street Arts - Festival Internacional de Artes de Rua é só às 17h30, mas no Monte Palace Madeira – Jardim Tropical já se começa a sentir a magia do evento.
A ‘estrela’ da manhã é a estátua ‘Força da Natureza’ – que atua em exclusivo neste local – em diferentes horários (11h00 -12h00/12h30-13h30/14h30-15h30/16h00-17h00). Já na hora de almoço, entre as 13h30 e as 14h30, será a vez do espetáculo do chileno Mr. Dyvinetz que promete captar atenções com as suas acrobacias de bicicleta.
Refira-se que o acesso a estes espetáculos no Monte Palace está sujeito ao preço de entrada habitual no recinto.
Recorde-se que o pontapé de partida oficial do Madeira Street Arts será dado pelo conhecido e muito acarinhado palhaço Karcocha que apresentará, às 17h30, na Praça do Povo, o seu novo espetáculo.
Desta vez, o chileno Gerardo Castro não fará parar o trânsito, mas vem em modo ‘Camaleão’.
Seguir-se-á, às 18h00, outro momento que promete captar atenções: o espetáculo ‘Veló como Le Rayo’, interpretado por Javier Díaz.
Ao longo de cerca de 50 minutos, o artista premiado procurará, através do humor, sinceridade e cumplicidade, criar uma ligação com a plateia, abordando assuntos que todos pensam, mas que ninguém se atreve a dizer.
Após estas duas atrações, o primeiro dia terminará com muita energia e habilidade com o fogo. A partir das 19h00, o australiano Chris Blaze, detentor de nove prémios internacionais, estreia-se na Madeira com ‘The Fire Ninja’.
O artista, que vai atuar todos os dias neste festival, tanto no Funchal como na Calheta (que recebe o evento no dia 10), distingue-se pela sua técnica impressionante em manipular as labaredas que vão ‘dançar’ ao ritmo do ‘ninja’ australiano.
O Festival, que decorre de grosso modo entre hoje e o dia 10 (sendo que o último dia está reservado para a marginal da Calheta), volta deste modo a trazer e apresentar aos madeirenses e turistas uma série de manifestações artísticas que prometem encantar pequenos e graúdos durante sete dias consecutivos.