Nos dias 20 e 21 de julho, a Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira organizou o Madeira Orienteering Summer School 2024 (MOSS), quer contou com 45 participantes.
Este evento desportivo teve lugar em Santo da Serra, com campo base nas instalações da Fundação INATEL.
Como escreve a organização, “o MOSS 2024 tem como objetivo principal promover e desenvolver a modalidade de orientação entre os jovens, com idades entre os 7 e os 17 anos. No entanto, o evento também foi aberto a adultos acompanhantes e entusiastas da modalidade.
O nome MOSS, que significa “musgo” em inglês, destaca a importância das crianças como a base para o futuro da modalidade, assim como o musgo é essencial para a sustentabilidade de uma floresta saudável.
No primeiro dia, após o check-in, os participantes experienciaram jogos didáticos e workshops sobre cartografia, simbologia e sinalética específica de orientação. Já durante a tarde, foram realizados exercícios e jogos lúdicos na Quinta do Santo da Serra. Após o jantar, o dia culminou com atividades noturnas de orientação, que solicitaram aos participantes uma leitura mais cuidada do mapa e do envolvimento.
O segundo dia foi dedicado a exercícios de orientação no Chão das Aboboreiras, variando entre níveis básicos para as crianças e desafios mais complexos para os adultos, permitindo assim que os participantes aplicassem o conhecimento adquirido no dia anterior”.
“Nesta terceira edição do MOSS, que contou com 45 participantes, a Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira agradece a todos os patrocinadores e colaboradores que tornaram o MOSS 2024 possível”, lê-se ainda.