O Nacional perdeu em casa do Rio Ave (2-1), este domingo, num jogo a contar para a I Liga, no qual os alvinegros ficaram a lamentar as oportunidades que não conseguiram concretizar, apesar da boa resposta ao primeiro golo dos homens de Vila do Conde.
A formação madeirense entrou melhor na partida e foi construindo as jogadas potencialmente mais perigosas, embora sem conseguir o melhor direcionamento.
Foi num lance algo confuso, na sequência de um pontapé de canto, que o Rio Ave conseguiu fazer aquilo que tinha faltado ao Nacional e introduzir a bola nas redes contrárias. No interior da pequena área, depois de uma defesa incompleta de Lucas França, Clayton aproveitou para cabecear a bola solta e inaugurar o marcador, aos 26 minutos.
A equipa de Tiago Margarido reagiu e chegou ao golo do empate, oito minutos depois, através de um belo golo de Bruno Costa. Após uma desatenção da defensiva ‘rio-avista’, Isaac Tomich descobriu o médio luso em boa posição à entrada do último terço. Ainda de fora da grande área, o camisola 8 do Nacional armou o remate e atirou a contar para o 1-1.
No regresso para o segundo tempo, Tiago Margarido viu-se obrigado a substituir Lucas França, que terá sofrido uma indisposição no balneário. Já com Rui Encarnação na baliza, as equipas reentram em campo com duelos acesos, mas com os alvinegros a tentar pautar o ritmo de forma mais assertiva, com jogo ponderado e passes curtos.
Aos 72’, o Rio Ave voltou a adiantar-se, desta feita na conversão de uma grande penalidade, convertida por Clayton. Num lance em que o árbitro Gonçalo Neves foi chamado a ver a imagem do lance, Bruno Costa foi castigado por ter desviado a bola com o braço, apesar do ressalto ter surgido à queima-roupa.
Até ao final do encontro, o Nacional ainda teve pelo menos duas oportunidades para marcar, sobretudo através de Arvin Appiah, que apareceu em posição privilegiada aos 87 minutos, mas acabou por fazer o mais difícil ao tocar na bola da pior forma, atirando o esférico por cima e ao lado da baliza.
Com esta derrota, o Nacional mantém-se com 13 pontos, na 15.ª posição, um ponto acima dos lugares de despromoção.