As bandeiras da União Europeia (UE), Alemanha, França e Croácia no Parlamento Europeu estão hoje a meia haste, em homenagem, respetivamente, às vítimas do atentado de Magdeburgo, do ciclone de Mayotte e do ataque numa escola de Zagreb.
A informação foi partilhada pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, numa publicação na rede social X, na qual a responsável vinca que “a Europa está solidária com as vítimas do atentado de Magdeburgo, do ciclone de Mayotte e do ataque a uma escola em Zagreb”.
Junto à mensagem, estão imagens da bandeira europeia, alemã, francesa e croata a meia haste, junto ao edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas.
Na passada sexta-feira, um ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha, causou pelo menos cinco mortos - quatro mulheres, com idades entre 45 e 75 anos, e um menino de 9 anos –, provocando ainda 200 feridos, 41 dos quais em estado grave.
Ainda na sexta-feira, uma menina de 07 anos morreu e sete outras pessoas ficaram feridas, incluindo um professor em estado grave num ataque com uma faca numa escola de Zagreb cometido por um jovem adolescente, entretanto detido.
Hoje mesmo, a França assinala um dia de luto nacional em solidariedade com Mayotte, atingido em 14 de dezembro pelo ciclone Chido, que provocou a morte de pelo menos 35 pessoas e devastou este departamento ultramarino.