MADEIRA Meteorologia

Europeias: Projeções apontam extrema-direita como segundo partido mais forte na Alemanha

Data de publicação
09 Junho 2024
18:23

A União Democrata-Cristã (CDU) e o partido irmão na Baviera (CSU) lideram as projeções na Alemanha com mais de 29%, com a Alternativa para a Alemanha (AfD) a conseguir o segundo lugar, de acordo com as primeiras projeções.

Segundo as projeções da Infratest dimap para o canal ARD, a CDU/CSU consegue 29,5%. Nas eleições de 2019, a coligação das duas forças obteve 28,9%. As urnas, na Alemanha, fecharam às 6 da tarde (menos uma hora em Lisboa).

A Alternativa para a Alemanha (AfD) consegue 16,5%, um valor superior ao previsto pelas sondagens, e que também supera os 11% obtidos nas últimas europeias.

Todos os partidos que formam o atual governo liderado por Olaf Scholz perderam em relação às últimas eleições europeias. O SPD (Partido Social Democrata) não vai além dos 14%, obtendo o pior resultado de sempre, de acordo com esta projeção. Os Verdes conseguem 12%, depois de, em 2019, chegarem aos 20,5%. Os liberais do FDP chegam aos 5%, há cinco anos o resultado foi de 5,9%.

Os resultados da projeção apresentada pela ZDF registam poucas variações. A CDU/CSU conseguem 30%, a AfD 16%, o SPD 14%, os Verdes 12,5% e os Liberais do FDP chegam aos 5%.

A participação eleitoral situou-se nos 64%, superior à registada há cinco anos.

Vários partidos já reagiram às primeiras projeções com Kevin Kühnert, secretário-geral do SPD, lamentou o resultado “muito amargo”, acrescentando que não vão ser apontados “bodes expiatórios”.

A Alemanha, sendo o Estado-membro mais populoso, vai continuar a estar representado no Parlamento Europeu com 96 assentos. Cerca de 65 milhões de cidadãos foram chamados a votar, com os jovens de 16 e 17 anos a poderem fazê-lo pela primeira vez no país.

Os eleitores puderam escolher, até às 18 horas, entre 35 partidos representados por quase 1.400 candidatos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas