MADEIRA Meteorologia

Líder da oposição turca visita rival presidencial detido e convoca protesto para sábado

Data de publicação
25 Março 2025
22:16

O líder do principal partido da oposição da Turquia visitou hoje na prisão Ekrem Imamoglu, presidente da câmara de Istambul e rival do Presidente turco, e convocou uma grande manifestação no sábado para exigir a sua libertação.

Após um encontro de duas horas com Imamoglu na prisão de Silivri, a oeste de Istambul, o líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Ozgur Ozel, disse aos jornalistas estar “envergonhado, em nome daqueles que governam a Turquia, pela atmosfera (...) e pela situação que a Turquia está a passar”.

Ozel descreveu Imamoglu e dois autarcas do CHP também presos como “três leões lá dentro, de pé, com as cabeças erguidas... orgulhosos de si mesmos, das suas famílias, dos seus colegas, sem medo”.

O presidente da câmara de Istambul foi detido na quarta-feira passada sob a acusação de corrupção e ligações terroristas, tendo ficado em prisão preventiva no dia anterior.

Na véspera, a Universidade de Istambul anulou o seu diploma universitário, uma condição para a sua candidatura presidencial.

Apresenta-se como o principal rival do Presidente Recep Tayyip Erdogan nas eleições de 2028 e a sua detenção foi amplamente vista como politicamente motivada, desencadeando manifestações, algumas delas violentas, por todo o país.

O governo insiste que o poder judicial da Turquia é independente e livre de influência política, o que é rejeitado por organizações como a Human Rights Watch.

O líder do CHP afirmou também hoje que o partido da oposição a Erdogan nomearia agora para o lugar de Imamoglu um presidente da câmara interino, esperando evitar uma substituição indicada pelo governo.

Ozel anunciou planos para uma manifestação no sábado nos arredores de Istambul e avisou o governador, nomeado pelo governo e responsável pela polícia, para não permitir qualquer tipo de violência no ponto culminante da mesma, na Câmara Municipal de Istambul.

“Estarão no grande comício no sábado para apoiar Ekrem Imamoglu, para se oporem à sua detenção (...) e para dizer que queremos eleições antecipadas?”, questionou Ozel, perante uma multidão reunida hoje em frente à Câmara de Istambul pela sétima noite consecutiva.

Os protestos prosseguiram hoje um pouco por todo o país, onde mais de 1.400 pessoas foram detidas desde o início, há seis dias, de uma revolta generalizada desencadeada pela detenção de Imamoglu.

Hoje, um tribunal de Istambul ordenou a detenção provisória de sete jornalistas turcos, incluindo um fotógrafo da AFP, sob a acusação de participarem em concentrações ilegais.

Em protesto pela repressão de manifestações, entraram em greve estudantes de 20 universidades, 13 das quais em Istambul, quatro em Ancara, duas em Esmirna e uma em Bursa.

Alguns protestos tornaram-se violentos, com a a polícia de choque a utilizar canhões de água, gás lacrimogéneo e gás pimenta e a disparar balas de borracha contra os manifestantes, que responderam com pedras, fogo de artifício e outros objetos.

Os governadores de Ancara e Izmir prolongaram hoje as proibições de manifestações até 01 de abril e 29 de março, respetivamente.

A proibição em Istambul termina atualmente na quinta-feira.

Discursando em Ancara, Erdogan pediu às pessoas que “saibam os limites, mantenham a moderação e não cruxem a linha entre a luta por direitos e o insulto e o vandalismo”.

“Aqueles que espalham o terror nas ruas e querem transformar este país em fogo não têm destino. O caminho que tomam é um beco sem saída”, acrescentou.

Também hoje, a presidência francesa apelou à libertação de Imamoglu, e instou a Turquia a comportar-se como um “grande parceiro democrático”.

“Lamentamos a detenção do presidente da Câmara de Istambul e esperamos a sua libertação”, disse um conselheiro do Presidente Emmanuel Macron numa conferência de imprensa, citado pela AFP.

“A Turquia é um grande parceiro, mas queremos um grande parceiro democrático (...) que atue de acordo com os valores da União Europeia e que ligue a Turquia à União Europeia”, acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

16:54

Marcelo Nóbrega Ferreira, estudante madeirense na Universidade de Coimbra (UC), natural de Gaula, faleceu.

A Faculdade de Letras da UC confirma a notícia...

12:21

O decreto de lei que define o novo modelo foi hoje publicado em Diário da República e entra em vigor 10 dias após esta publicação.

17:02

Cristiano Ronaldo visitou esta segunda-feira, pela primeira vez, a redação e os estúdios da Medialivre - a empresa dona do Correio da Manhã, CMTV, NOW,...

13:38

O próximo Governo Regional deverá incluir Jaime Filipe Ramos, que tem desempenhado funções de líder do Grupo Parlamentar do PSD Madeira nos últimos tempos....

11:58

O acordo entre o PSD e o CDS já está fechado.

José Manuel Rodrigues vai tutelar a área da Economia, Comércio, Indústria e Transportes. Uma secretaria com...

10:28

As estruturas regionais do PSD e do CDS formalizam, na tarde desta terça-feira, um acordo de incidência parlamentar e governativa na Madeira. A informação...

6:55

O processo que levou ao afastamento de 18 trabalhadores da loja Pingo Doce, em Santo António, já chegou ao Ministério Público. Fonte do espaço comercial...

• PUB
12:55

Com vista à preparação do elenco governativo, o presidente do Governo Regional está a receber, em reuniões na Quinta Vigia, os secretários regionais e...

16:08

À chegada da abertura oficial da Bienal de Design do Funchal, Miguel Albuquerque confirmou que o acordo com o CDS PP está marcado para as 18 horas.

Sem...

14:45

Um motorista queixou-se, esta tarde, do estacionamento abusivo que se verifica na Lombada da Ponta do Sol. “Todos os dias é assim”, asseverou, em declarações...

Últimas

7:45

Bom dia!

Carlos André Gomes enfrenta hoje uma AG Destitutiva que espera poder servir para esclarecer os sócios sobre trabalho que tem realizado. Não teme...

7:30

Bom dia! Hoje assinala-se o Dia Mundial do Teatro!

- Às 9h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, realiza-se o seminário ‘Novas Tecnologias...

7:15

Conheça as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde....

6:55

O processo que levou ao afastamento de 18 trabalhadores da loja Pingo Doce, em Santo António, já chegou ao Ministério Público. Fonte do espaço comercial...

22:42

A ministra da Cultura reúne-se esta quinta-feira, pelas 16h30 com a direção da Federação das Confrarias Gastronómicas, presidida pelo madeirense Alcides...

22:26

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou hoje uma proposta que prevê que o partido concorra às legislativas coligado com o PSD nos círculos do continente,...

22:22

O presidente do PSD-Madeira defendeu hoje que a decisão dos portugueses nas próximas eleições legislativas será entre uma linha de rumo de estabilidade...

• PUB
22:07

O Conselho Nacional do PSD aprovou hoje a designação de Luís Montenegro como recandidato a primeiro-ministro por unanimidade.

De acordo com os estatutos...

21:15

Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, de visita à Madeira, esteve esta tarde na abertura da exposição ‘Comunicar Hoje’, patente no Centro Cultural da...

20:58

Um homem de aproximadamente 55 anos foi hospitalizado esta noite depois de ter sido agredido na via pública, apurou o JM.

A vítima foi socorrida pela equipa...