A deputada do PSD Márcia Passos, eleita pelo círculo do Porto, renunciou ao mandato por motivos profissionais, foi hoje anunciado.
No início do plenário da Assembleia da República foi aprovado por unanimidade o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados que dá conta da renúncia de Márcia Passos ao mandato de deputada.
Eleita pelo PSD, pelo círculo do Porto, Márcia Passos deixou o lugar de deputada em 01 de janeiro, sendo substituída por César Vasconcelos.
Em declarações à agência Lusa, a agora ex-deputada indicou que esta foi “uma opção profissional”.
“Foi apenas volta a abraçar o desafio profissional, voltar em pleno à minha profissão de advogada”, indicou.
Apontando que “à partida já iria acontecer durante o ano de 2024”, explicou também que a decisão foi antecipada com a anunciada dissolução da Assembleia da República, no próximo dia 15 de janeiro.
Márcia Passos referiu também que não vai integrar as listas de candidatos a deputados nas próximas eleições legislaturas por opção própria, decisão que disse já ter sido comunicada.
Márcia Passos foi deputada na atual e na anterior legislatura. Integrou as comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, além da Comissão Eventual de Revisão Constitucional.
Esteve também na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados e presidiu ao Grupo de Trabalho da Aplicação do Código de Conduta.