Subordinados ao lema ‘Presentes, todos. Acidentes, nenhuns!’, 44 alunos da Escola dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia sensibilizam, esta manhã, para a necessidade de manter a prudência ao volante e adotar comportamentos seguros nas estradas regionais.
A iniciativa, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Comando Regional da PSP, reúne vários alunos que abordam os condutores, solicitando que tenham um comportamento seguro.
A iniciativa está a decorrer na Avenida do Mar e o aluno Baltazar Sousa, do 6. º ano, foi um dos primeiros a abordar os automobilistas. O aluno pediu ao condutor para que usasse sempre o cinto de segurança e não conduzisse sob o efeito de álcool.
Já Lara Vidinha, também do 6. º ano, alertou para não falar ao telemóvel na condução. O circuito na Avenida do Mar está montado em modo operação stop. A PSP montou um perímetro de segurança, onde dá ordem para que os carros divirjam para o local e, nesse momento, os alunos abordam os condutores.
Carla Jesus, coordenadora do projeto de Educação Rodoviária, aclarou aos jornalistas que este ano o projeto engloba “61 escolas em 70 contextos educativos distintos com aproximadamente 100 professores a orientar este projeto nas diversas escolas”.
“Nós dinamizamos nas diversas escolas 18 projetos distintos e que abrange alunos desde o pré-escolar até o ensino secundário. Nós, todos os anos, temos uma média de participantes de 15 mil alunos”, acrescentando aos jornalistas que se trata de uma ação de sensibilização que envolve 44 alunos.
Também o agente Ricardo Silva, responsável pelas ações de policiamento seguro, enalteceu a iniciativa e explicou que a Polícia tem vindo a realizar outras do género.