O edifício da Segurança Social, situado na Rua do Bom Jesus, no Funchal, tem vindo a degradar-se e a transformar-se num dormitório improvisado e numa sala de consumo de droga. Localizado por cima da principal garagem dos veículos da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, o espaço apresenta, todos os fins de semana, lixo associado ao consumo de substâncias ilícitas, bem como um cheiro nauseabundo a urina e fezes, gerando preocupações de saúde pública.
Um leitor do JM enviou um vídeo que denuncia a gravidade da situação. No vídeo, é possível observar moedas, papel de prata, isqueiros, mortalhas, papel higiénico, lixo em abundância e cartões utilizados como camas improvisadas. Segundo o denunciante, o local é frequentemente ocupado por pessoas em situação de sem-abrigo e toxicodependentes, que utilizam o espaço não só para pernoitar, mas também como uma espécie de “WC pública”.
Apesar de as equipas de limpeza intervirem todas as segundas-feiras para remover os resíduos acumulados durante o fim de semana, a situação persiste. O denunciante considera que, embora a PSP já tenha efetuado algumas visitas ao local, é necessário um esforço mais concertado para resolver este problema social e de saúde pública.