MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Economista

27/08/2021 08:01

Durante este mês até às eleições, é preciso estar de olhos bem abertos, e de ouvidos atentos, para não cairmos na demagogia e nas falsas promessas políticas.

Há quatro anos, nas últimas eleições eram 3 as grandes bandeiras do partido socialista para o Funchal, a reabilitação urbana, a requalificação do parque habitacional municipal, e a requalificação das zonas altas.

No que toca à reabilitação urbana, e ao investimento prometido de 15 milhões de euros, para esta área, nada foi feito e esse dinheiro nunca apareceu. O maior exemplo, do fracasso da reabilitação urbana, está no imóvel municipal da Felisberta, que continua por ser reabilitado, e que era a grande bandeira do início da reabilitação da cidade, e nada se fez neste imóvel ao exemplo da reabilitação na cidade.

A outra bandeira, a da requalificação do parque habitacional municipal, foi também uma promessa que ficou por cumprir, e o que se vê, de resultado da falta de política para a habitação municipal, é hoje termos uma lista de espera na Sociohabita Funchal de mais de 4 mil pessoas, número que tem vindo a aumentar ao longo destes últimos 4 anos, pois não houve uma ação e visão para a política de habitação municipal.

Como bandeira apresentavam a requalificação das zonas altas, e aí, quem lá vai, e anda nas zonas altas, vê que nada foi feito nesta matéria. Nas zonas altas foram muitas as promessas, na sua grande maioria, uma vez mais, falsas promessas, pois ficaram por cumprir as bolsas de estacionamento, a abertura de novas acessibilidades, o melhoramento e alargamento do saneamento básico, e o investimento na rede de água, aí o atual executivo esteve em grande, mas infelizmente por más razões, meteram de fato muita água, mas em forma de desperdício. Hoje o Funchal tem perdes de água de cerca de 60%, pois não foi realizado o devido e necessário investimento. Temos por todas as freguesias diariamente problemas com as águas, a falta desta, e em algumas zonas, como é o caso do Galeão, é uma situação que já vem se arrastando desde o ano de 2020, provocando, junto das pessoas desta zona graves constrangimentos.

É preciso ter memória, e os Funchalenses necessitam recordar, o que há quatro anos, foi prometido e não foi executado.

Por isso, é preciso um novo rumo, é preciso uma equipa competente, de provas dadas, que saiba executar, que seja pró-ativa, e não reativa, uma equipa que tenha liderança, um timoneiro, que saiba levar esta embarcação Funchal e o seu povo a bom porto.

O Funchal precisa atuar com assertividade rapidamente na área da habitação social, é preciso construir novas habitações a custos controlados e promover arrendamentos de custos controlados, para os jovens. É preciso atuar na salubridade da cidade, dotando a área do ambiente de mais recursos humanos e técnicos, para que se possa voltar a ter uma cidade limpa, e para isso precisamos recuperar as brigadas de limpeza que existiam há 8 anos. É preciso atuar e proteger a causa animal, criando condições para a adoção de animais, ajudando as famílias nesse processo de adoção e nos custos associados ao mesmo. É preciso reorganizar a cidade do ponto de vista da mobilidade e da circulação automóvel, criando novos acessos e acessibilidades à cidade. É preciso criar mais estacionamentos na cidade, para dinamizar o comercio tradicional, e fazer do Funchal um grande centro comercial a céu aberto. É preciso criar condições para os mais idosos viverem no Funchal de forma confortável, aplicando uma política de economia da longevidade. É preciso criar condições para o aumento de emprego, e apoiar o empreendedorismo jovem. É preciso criar uma baixa fiscalidade municipal, para ajudar os empresários a criarem estes postos de trabalho, e para ajudarem as famílias a terem mais rendimentos disponíveis, para poderem aumentar o consumo e assim dinamizarem o comercio. É preciso reforçar os apoios sociais, e ajudar a população, que trabalha e que têm rendimentos baixos, para que possa existir uma maior equidade e justiça social.

Estejam de olhos bem abertos, estejam atentos, tenham curiosidade e procurem saber quais os projetos para o Funchal, analisem a história, e vejam quem promete e cumpre e quem promete e não executa.

O que todos nós queremos, é um Funchal com Futuro!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como deve o Presidente da República resolver a crise política na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas