MADEIRA Meteorologia

Cafôfo acusa governo de estar a “arrastar os pés” com processos na justiça e incêndios

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Setembro 2024
10:08

Paulo Cafôfo, líder parlamentar do PS, fez uma declaração política no parlamento madeirense para acusar o governo regional de estar a “arrastar os pés” com os processos na justiça e com a gestão dos incêndios de agosto na Madeira.

Considerou ainda que o presidente do governo regional recusa-se a responder à justiça, para além da “gestão desastrosa” dos fogos que atingiram a ilha, afirmando que o PS pediu a criação da comissão de inquérito sobre as responsabilidades políticas.

O socialista afirmou ainda que o governo não protege a natureza, quer construir teleféricos, licencia festas no Fanal, entre outros exemplos.

Nos pedidos de esclarecimento, Vitor Freitas aproveitou para dizer que a opinião de Miguel Albuquerque de que os processos que têm surgido na justiça se devem a denúncias anónimas, para assumir que as denúncias do PS não são anónimas.

Miguel Castro, do Chega, reconheceu “algumas verdades” nas afirmações de Cafôfo, mas criticou a constituição de uma comissão em Lisboa para apurar as responsabilidades dos incêndios na Madeira, ferindo dessa forma a autonomia regional.

O líder parlamentar do PS refutou, explicando que o objetivo da comissão proposta pelos deputados do PS Madeira no parlamento nacional visa apurar responsabilidades relativamente à coordenação dos meios de apoio ao combate de incêndios entre os dois governos, havendo o propósito de ouvir a ministra da Administração Interna.

Élvio Sousa, do JPP, voltou a acusar o PS por ter solicitado a constituição de uma comissão de inquérito quando o JPP já tinha garantido a presença de responsáveis regionais na comissão parlamentar especializada de Saúde e Poteção Civil.

Paulo Cafôfo assegurou que a decisão do PS “não é vingança contra ninguém”, mas porque, por questões de regimento, a comissão de inquérito tem maior abrangência. “Nós queremos ir até às últimas instâncias, até ao Ministério Público se houver caso para tal”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Onde tenciona ver a passagem do ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas