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CDU defende necessidade de reforçar a rede de transporte público

Data de publicação
18 Outubro 2024
15:15

A CDU desenvolveu ao longo do dia de uma uma jornada de contacto com a população para defender a necessidade de reforçar a rede de transporte público e promover a sua maior utilização.

No decurso da iniciativa da CDU, junto às paragens de autocarro situadas à Rua Visconde de Anadia, Ricardo Lume referiu que “temos assistido a um crescente processo de massificação na utilização do automóvel, com consequências ao nível da circulação e estacionamento, bem como da segurança e da qualidade de vida das populações. Para isso também contribui o facto de existir na Região um sistema de transporte público que não está adequado à nova realidade da mobilidade das pessoas. Com efeito, grande parte dos trabalhadores e estudantes na Região Autónoma da Madeira continua a privilegiar a utilização do automóvel nas deslocações diárias. A realidade mudou drasticamente, nos últimos 2 anos, apesar de ter sido importante a criação do passe único, a gratuitidade dos passes para os jovens estudantes até aos 23 anos e para os reformados, a realidade é que a rede de transporte público não dá resposta às necessidades de mobilidade dos madeirenses, o transito caótico e os autocarros sobrelotados ao início da manhã e ao fim da tarde confirma esta realidade.”

O dirigente da CDU denunciou que “o Governo Regional não tem sido devidamente interveniente em relação aos muitos problemas de falta ou insuficiência de serviço de transporte público de passageiros prestado nesta Região Autónoma pelos diferentes operadores. Permitiu que se reduzissem os horários de várias carreiras, impossibilitando que muitos dos habitantes pudessem ter garantida a mobilidade necessária à noite e aos fins-de-semana, uma reorganização das carreiras contrária ao desenvolvimento da Região e contestada pelas populações.

O Serviço de Transporte Especial dos Horários do Funchal para pessoas com mobilidade reduzida já não dá resposta às necessidades dos utentes existem relatos de pessoas que ficaram mais de uma hora à espera do serviço comprometendo, obrigações do passageiro já agendadas.

A falta de transporte escolar no concelho do Funchal é um elemento que potencia o tráfego automóvel visto os pais optarem por levar os filhos em automóvel próprio para a escola, pois não têm segurança necessária em deixar os seus educandos utilizarem a carreira regular que muitas casos nem paragem tem perto da escola, assim como é impossível para muitos pais acompanharem os filhos para a escola na carreira regular, deixando-os na escola e apanhar outro autocarro para chegar ao trabalho a horas.”

Ricardo Lume concluiu defendendo que «é neste contexto que se justifica com a maior urgência a definição de uma estratégia regional para que seja promovida uma maior acessibilidade e uso dos transportes públicos na Região Autónoma da Madeira que considere, entre outros, os seguintes eixos estratégicos:

- Implementar em articulação com as Autarquias o Transporte Escolar nos concelhos onde não existe este serviço;

- Implementar uma política regional cujo objetivo principal seja a prioridade aos transportes públicos, como um imperativo social, ambiental e económico, em contraposição ao paradigma do transporte individual;

- Valorizar o serviço público de transporte rodoviário, através de uma melhoria substancial da qualidade, do conforto, da diminuição dos tempos de viagem, do aumento da segurança, da frequência e da capacidade da oferta de transporte, redução imediata para 20€ o valor máximo do passe para toda a Região, promovendo assim a sua gradual e efetiva gratuitidade para os utilizadores do serviço prestado pelas empresas no serviço público proposto;

-Apostar na maior qualidade e numa mais alargada acessibilidade do transporte público, cobrindo toda a extensão da Região, promovendo e articulando a bilhética única, social e integrada com o parqueamento automóvel em zonas periféricas dos centros urbanos.

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