O projeto Ecos Machico terá, a partir de hoje, site oficial.
Segundo explica uma nota enviada à redação, esta plataforma digital é resultado dos trabalhos de campo, investigação e divulgação levados a cabo pela equipa do projeto desde janeiro de 2021.
Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, reforça que este é um site dedicado aos Ecossítios e valores naturais e culturais do concelho, sendo "uma nova ferramenta digital que permitirá a construção de uma base sólida de conhecimento alusiva aos seus recursos e valores, bem como disponibilizará aos stakeholders locais um significativo volume de informação para apoio às suas atividades".
Sobre este projeto, realizado em parceria com a Associação Insular de Geografia, Marco Teles, presidente da Direção, referiu que "a parceria institucional entra as duas entidades tem sido muito positiva e que os resultados obtidos até ao momento demonstram que o concelho tem um enorme potencial que pode e deve ser explorado de forma sustentável, com benefícios claros para os residentes e visitantes".
"O site vem garantir que o conhecimento produzido esteja disponível para o domínio público, contribuindo para a valorização deste território", disse.
Os trabalhos a decorrer incidem sobre os valores naturais e culturais presentes no concelho, nomeadamente, sobre o seu património geológico, habitats, fauna, flora, paisagem, história, tradições e identidade, mas, simultaneamente, sobre diversos aspetos essenciais para os objetivos de sustentabilidade, como sejam o número, tipo e fluxos de visitas e ocupação e uso do solo.
"Esta disponibilização de novos dados acessíveis, permitirá melhorar a eficiência dos serviços prestados para a sustentabilidade, programar a gestão do território e promover uma participação mais ativa dos cidadãos. O Ecos Machico procura promover este sentido de pertença aos valores naturais e culturais do concelho desde sempre, contamos com todos sem exceção! A sustentabilidade do território só é possível com legado informativo, uma estratégia territorial de base consolidada e a participação da comunidade. Estas são as novas exigências do território, e Machico quer estar preparado para responder!", rematou a coordenadora do Projeto Ecos Machico, Ana Neves.
Todas estas informações passam agora a estar disponíveis gratuitamente em www.ecosmachico.pt., num projeto que é financiado por fundos europeus através do programa PRODERAM.
Redação