Reforçar urgentemente a formação pedagógica dos professores dos ensino básico e secundário, nas áreas da ciência, matemática e tecnologia, com vista a cativar mais alunos para os cursos de engenharia. Este foi um dos apelos ouvidos esta manhã no período conversas com a audiência da conferência “MadIT 2024 - Madeira Innovation Talks, que decorre no Centro de Congressos da Madeira, como forma de atenuar a atual falta de especialistas nas engenharias.
Elvira Fortunato, ex- ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi naturalmente interpelada quanto ao investimento público nas áreas da formação, destacando os programas estabelecidos pelo Governo da República de que fez parte com a Universidade da Madeira e com a Arditi, naquele que considerou “uma história com final feliz”.
O reitor da UMa interveio para sublinhar a ação “fundamental” da ex-governante no apoio à instituição de ensino superior, garantindo que a mesma está preparada para os desafios, tal como demonstram os resultados e o número de alunos. Quanto à formação de professores, referiu que a UMa lançou novos cursos.
O momento de diálogo entre os oradores e a plateia foi antecedido pela presença no palco de um grupo de alunos de 7.º ano, da Escola Básica e Secundária Ângelo Augusto da Silva, que apresentou dois projetos de robótica destinados destinados a apoiar invisuais - Blind Guard e Bengala Sensorial.