O deputado madeirense do CH à Assembleia da República considerou, em nota endereçada à imprensa, que a pobreza infantil constitui uma “falha nacional”, manifestando a sua “grande preocupação” com os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, que revelam um aumento real na taxa de pobreza infantil, situação que classificou como “uma das falhas mais gritantes e desumanas da governação nacional”.
“A pobreza infantil não é apenas uma injustiça contra as crianças que sofrem com a fome, a falta de educação, lares disfuncionais e a ausência de oportunidades. É um reflexo de uma sociedade que escolheu ignorar o potencial do seu próprio futuro, perpetuando ciclos de desigualdade e negando às próximas gerações a possibilidade de sonhar, crescer e transformar o mundo ao seu redor”, sustentou Francisco Gomes.
“Há quem prefira discursos deploráveis e proclamações ignorantes de que a pobreza é o fruto de drogas e álcool. Não é! É o produto de vários aspectos, um dos quais políticos incompetentes e sem visão, que não perdem uma oportunidade para demonstrar que mais lhes interessam os joguinhos partidários do que trabalhar pelas pessoas”, aditou o deputado na Assembleia da República.