A Universidade Sénior do Porto Moniz foi inaugurada esta tarde, numa cerimónia que contou com muitos dos futuros alunos. As inscrições começam segunda-feira, no Gabinete de Apoio ao Idoso, segundo disse a coordenadora Sandra Mendonça.
Emanuel Câmara começou o discurso dizendo que “é um presidente babado”, orgulhoso pela concretização da obra que considera “a cereja no topo do bolo” do mandato na Câmara Municipal do Porto Moniz.
A Universidade Sénior está localizada na Ribeira da Janela, mas é destinada a servir pessoas de todo o concelho, encarregando-se a autarquia de providenciar transporte a quem vive mais distante ou não tem meios.
A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude representou o presidente do Governo Regional. Ana Sousa recordou as principais medidas de apoio à população sénior, adotadas pelo executivo liderado por Miguel Albuquerque.
Marcia Mendonça, presidente da Junta de Freguesia, elogiou a obra que permitiu a recuperação da antiga escola primária do concelho. Segundo ela, cada ano que passava mais o edifício se degradava, cada pedra que caía era um pedaço da história coletiva que se perdia.
A placa foi descerrada, simbolicamente, por uma antiga funcionária e pela primeira professora da escola.A coordenadora, Márcia Rodrigues, disse que as inscrições vão permitir saber quantos alunos vão frequentar a Universidade Sénior e quais as disciplinas procurados De qualquer modo, para o início, há previsão de que as atividades arranquem com aulas de inglês, informática, música, artes plásticas e alfabetização.