MADEIRA Meteorologia

População do Castelejo reivindica reposição do transporte público

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
24 Outubro 2024
20:02

A população do Castelejo, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, está a desenvolver um abaixo-assinado para enviar ao Governo Regional, à Câmara Municipal de Câmara de Lobos e à administração da Rodoeste, reivindicando que seja reposto o transporte público no Alto do Castelejo.

A revolta da população ficou expressa numa visita que a CDU efetuou hoje no sítio do Castelejo, precisamente para dar voz à reivindicação da população.

Nesta iniciativa, o dirigente da CDU, Ricardo Lume, de acordo com nota enviada à redação, referiu que “devido à instabilidade da escarpa sobranceira à Estrada José Avelino Pinto, que faz a ligação do Alto do Castelejo até à Fajã das Galinhas, essa via de acesso foi vedada ao transito automóvel, para garantir a segurança de pessoas e bens”. No entanto, acrescenta, com esta nova realidade, “deixou de haver serviço de transporte público para a Fajã das Galinhas, mas não é compreensível que a pretexto do encerramento da Estrada José Avelino Pinto a população do Alto do Castelejo também ficasse sem acesso ao transporte público perto das suas habitações”.

O dirigente da CDU denunciou que agora a carreira nº 3 da Rodoeste, que servia esta localidade deixou de fazer a ligação até ao Alto do Castelejo, passando a ter o término no entroncamento entre a Estrada Nova do Castelejo com a Estrada José Ângelo Pestana de Barreto, suprindo várias paragens até à Estrada José Avelino Pinto.

“Estamos a falar de um trajeto de cerca de meio quilómetro com um declive acentuado, com bastantes habitações, que sem razão aparente deixou de ser servido de transporte público, para prejuízo da população que tem de se deslocar a pé, percorrendo longos trajetos, das suas habitações até à paragem e da paragem até às suas habitações, expostos ao frio, chuva, vento, com especial penosidade para a população idosa e para as crianças, quando seria possível a carreira nº3 fazer o término no Alto do Castelejo na última paragem antes da estrada encerrada que faz a ligação à Fajã das Galinhas”, sugeriu ainda o dirigente da CDU.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
24/10/2024 08:00

O tempo é uma corrente invisível que flui incessantemente, um rio que não se deixa conter por margens ou represas. Impossível travá-lo, e, no entanto,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o sentimento de insegurança está a aumentar na Região?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas