O projeto Biodiversity Outdoor Learning, implementado na Madeira, foi selecionado para representar os projetos de sucesso no sector da educação de adultos do Programa Erasmus+ da União Europeia, informou a associação My Madeira Island em comunicado.
“É um dos dez projetos selecionados pela Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura, a entidade em Bruxelas que gere o Programa Erasmus+, em toda a Europa, e é o único projeto que representa Portugal”, lê-se na referida nota.
O projeto Biodiversity Outdoor Learning foi implementado pela Associação My Madeira Island (Portugal), em parceria com AbrazoHouse (Espanha) e SFERA International (Macedónia do Norte), com co-financiamento do Programa Erasmus+. Em Portugal, centrou-se no património natural da Madeira e na valorização da sua biodiversidade. A entidade desenvolveu Passeios de História Natural que abordam a singularidade da flora e da fauna da ilha, e uma caça ao tesouro com recurso à gamificação através de uma aplicação móvel.
O projeto foi implementado em 2022-2023 com um orçamento total de 60 000 euros, e este mês a Agência de Execução publicou as histórias em vídeo sobre os projetos selecionados no seu website oficial: https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-260529. Mais informações estão disponíveis no site do projeto https://biodiversity-learning.eu/.
“A Madeira tem pessoas e ideias fantásticas e merece ser representada na Europa não só como um destino turístico. Sentimo-nos honrados por sermos reconhecidos como inovadores sociais a nível europeu”, afirma Anastasia Mazur, presidente da Associação My Madeira Island, citada no comunicado.
No início deste ano, a associação também recebeu um prestigiado prémio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação - Boas Práticas em Transformação Digital, pelo seu projeto The World is My Workplace, que ajudou a transferir as competências digitais dos nómadas digitais da Madeira para os jovens locais que procuravam desenvolver as suas oportunidades profissionais.