Diversos monos domésticos, entre os quais um sofá e um frigorífico, que se encontram abandonados na Estrada Moreno Cabouco, na Ribeira Brava, estão a gerar queixas.
A situação foi denunciada ao JM por um leitor indignado, que criticou tanto a falta de civismo de quem deixou os objetos no local quanto a demora na recolha por parte da ARM – Águas e Resíduos da Madeira. Isto porque, de acordo com a mesma fonte, os resíduos já estarão naquele local há mais de dois meses.
Contactada pelo JM, a ARM refuta essa informação, referindo que a zona do ponto de recolha em questão foi limpa há cerca de 2 semanas. “Por isso, os resíduos volumosos ali abandonados não podem estar no local há 3 meses”, garante.
Além disso, embora indique que a responsabilidade da limpeza urbana não é da ARM, a “empresa tem procedido à recolha de muitos resíduos abandonados junto aos pontos de recolha para salvaguarda da saúde pública e do ambiente”, constata.
A finalizar, relembra que a Águas e Resíduos da Madeira tem ao dispor dos seus clientes domésticos um serviço gratuito de recolha de monstros (eletrodomésticos, móveis, colchões, etc.) e resíduos verdes. “Para agendar uma recolha, basta ligar para a linha verde 800 910 500 (chamada grátis) ou dirigir-se a um dos balcões de atendimento desta empresa”, remata.