MADEIRA Meteorologia

“Sobrevivemos”: IL sonhou com o segundo mandato, mas faz a festa pela eleição de Nuno Morna

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
26 Maio 2024
22:40

O ambiente que se mantinha algo contido desde o lançamento das primeiras sondagens, na sala onde a Iniciativa Liberal acompanha os resultados das Eleições Regionais, deu finalmente lugar a gritos de festa assim que se oficializou a eleição de Nuno Morna.

O partido ainda sonhou com a eleição de um segundo deputado, mas o líder dos liberais avaliou o resultado à luz de um balanço positivo. ”Perante aquilo que foi a vontade dos madeirenses nós sobrevivemos”, disse, assumindo que soube a pouco, porque o partido é “ambicioso”.

Nuno Morna considerou que um dos grandes impedimentos ao crescimento da IL foi uma “bipolarização” nestas eleições que tirou votos ao PS e proporcionou um crescimento do JPP, mas que acabou por manter o PSD como partido mais votado. ”O eleitorado madeirense enferma um bocadinho do síndrome de Estocolmo”, lamentou o líder dos liberais na Região, que foi eleito para um segundo mandato na ALRAM. Mesmo assim, garantiu: “Vivemos bem com aquilo que é a decisão dos eleitores.”

Nuno Morna voltou a frisar que a IL não dará a mão a coligações, mas mostrou-se mais uma vez disponível para dialogar e negociar “caso a caso”. ”Dissemos, desde o princípio, que tudo seria negociado e falado caso a caso, ponto a ponto, decreto a decreto, orçamento a orçamento, e desde que sejam medidas que prefigurem aquilo que nos defendemos”, reforçou.

Ainda assim, o liberal não escondeu alguma desconfiança em relação às possibilidades de haver uma solução governativa estável encabeçada pelos sociais-democratas.” Teoricamente, as próximas eleições serão daqui a quatro anos. Temos a sensação, alguns de nós, que isto não vai aguentar muito mais tempo, mas vai depender da configuração que o PSD entender dar à futura solução governativa”, atirou, antes de rematar: “A maioria absoluta que se configura neste momento será muitíssimo mais instável do que aquela que nos trouxe até aqui.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas