A manchete de hoje do JM aborda o estado da Fortaleza do Pico e as novas obras de requalificação que o Governo Regional vai ter de voltar a fazer pela segunda vez desde que a estrutura passou para a alçada da Região.
O JM lembra que o edifício histórico de São Pedro foi cedido à Região em 2014 e, um ano e meio depois, o Governo Regional mandou iniciar a reabilitação. O espaço abriu em 2018, mas nunca teve grande atividade. Atualmente, a fortaleza continua visitável, porém, enfrenta uma avançada degradação e vai novamente para obras com dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência.
Por outro lado, o Jornal dá conta na primeira página que o enviado especial da ONU é um grande aliado no projeto em curso de defesa das Selvagens. Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, acredita na influência de Peter Thomson na captação de investimentos e parcerias científicas.
Na lateral da primeira página surgem ainda chamadas para o PS, que depois dos estados gerais de ontem, já prepara programa para chegar ao Governo.
Outra chamada expõe a revolta do diretor das comunidades, Rui Abreu, que considera um "escândalo" que a TAP ainda não esteja a voar para a África do Sul.
Alberto Pita