MADEIRA Meteorologia

Ordem dos Médicos manifesta preocupação com sequelas do ciberataque ao SESARAM

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2023
10:19

O Conselho Médico da Ordem dos Médicos da RAM, emitiu um comunicado, onde manifesta a clara preocupação face ao ciberataque ao SESARAM, EPERAM no passado domingo, dia 6 de agosto. O Conselho manifesta solidariedade para com os médicos do SESARAM e aconselha os utentes a terem consigo documentação sobre episódios clínicos, designadamente alusiva a alergias, por exemplo.

"O Conselho Médico da Ordem dos Médicos da RAM vem por este meio transmitir, à população residente na RAM e aos médicos que exercem funções no SESARAM, EPERAM, que se encontra preocupado com as sequelas na atividade clínica prestada aos utentes resultantes do ataque informático, que o SESARAM, EPERAM foi alvo a 6 de agosto de 2023. Os sistemas de informação na saúde são ferramentas cruciais para a gestão de empresas como o SESARAM, EPERAM. Estes sistemas são responsáveis pela melhoria da acessibilidade, eficiência, qualidade e continuidade dos cuidados prestados. Permitem o armazenamento e partilha de informação, a comunicação em rede e prestação de melhores serviços. Neste momento, o portal do SESARAM, EPERAM está inacessível", começa por referir em nota enviada às redações.

"Os profissionais (não clínicos e clínicos) desta instituição não conseguem aceder à plataforma ATRIUM® onde são efetuados os registos administrativos e clínicos dos utentes nas diferentes áreas de atuação (consulta, internamento, bloco, serviço de urgência, entre outros). Por este motivo, este Conselho Médico reforça a necessidade dos utentes, quando recorrerem aos centros de saúde e/ou hospitais do SESARAM, EPERAM, terem na sua posse a informação clínica pertinente, tal como o registo de alergias medicamentosas, de medicação habitual, de boletim clínico (tais como, o de saúde infantojuvenil, o de saúde da grávida e o do doente hipocoagulado), relatórios médicos, análises clínicas, exames de imagem e de nota de alta recente, se for o caso. Perante estes constrangimentos atualmente vividos, sem data prevista para o seu término, é necessário evidente ajustamento por parte dos profissionais e dos utentes. Comunicamos que este Conselho Médico da RAM tem recebido declarações de escusa de responsabilidade, por parte de médicos do SESARAM, EPERAM, pelos acidentes ou incidentes que possam verificar-se em resultado de falha de meios informáticos de registo médico".

"Esta atitude manifesta a preocupação que decorre da impossibilidade de consultar os registos médicos anteriores e em registar os dados da consulta, tais como exames complementares de diagnóstico e ajustes terapêuticos, o que poderá condicionar negativamente os cuidados de saúde prestados e afetar o cumprimento das leges artis.

Contudo, é de realçar, que os utentes estão e estarão sempre no primeiro plano de atuação dos médicos, sendo que as decisões individualizadas, para cada utente, serão tomadas a cada momento de acordo com as melhores práticas clínicas e de forma a minimizar esta situação vivida. Encontramo-nos preocupados com as limitações impostas por este ataque informático na atividade assistencial e não assistencial dos médicos do SESARAM, EPERAM, garantido que vamos estar atentos permanentemente à evolução desta situação.

Esperamos que este péssimo momento fomente maior interesse por parte dos utentes em conhecer e dominar o seu estado de saúde e condicione melhores medidas de proteção e segurança dos sistemas de informação", é desenvolvido.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como deve o Presidente da República resolver a crise política na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas