O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) acaba de informar que está a acontecer a recuperação parcial de sistemas de gestão de recursos humanos, serviços farmacêuticos e aprovisionamento.
Numa nota enviada às redações, recorda que no dia 11, foi possível dispor da agenda eletrónica, ferramenta fundamental para a operação diária.
Diz ainda que hoje, o Conselho de Administração reuniu com as direções técnicas, num encontro que contou com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.
Aproveita para reiterar os apelos que têm sido feitos nos últimos dias. Aos utentes, pede que quando se desloquem a qualquer unidade de saúde do Serviço Regional, se façam acompanhar dos documentos, sejam relatórios de exames, análises clínicas, medicação ou notas de alta.
No caso do utente ser utilizador da aplicação móvel do Serviço Nacional de Saúde, solicita-se que seja disponibilizado ao médico o registo móvel, facilitando desta forma a prescrição habitual de medicação.
O Conselho de Administração reafirma o agradecimento a todos quantos neste momento estão cientes da necessidade de adaptação a esta situação de que o SESARAM foi vítima. E adianta que a PJ e o Centro Nacional de Cibersegurança continuam a investigar o incidente.
Carla Ribeiro