É hoje o ponto alto das festividades em honra de Nossa Senhora do Monte.
Uma celebração que arrancou há vários dias, com a realização das novenas na Igreja do Monte, e que esta terça-feira chega ao fim, com uma missa e procissão a assinalar este dia da padroeira da Madeira.
Momentos antes da celebração da eucaristia presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, muitos fiéis já sobem a escadaria rumo à enfeitada Igreja do Monte. O Largo da Fonte também já se enche de vida, nomeadamente daqueles que tradicionalmente optaram por, nesta manhã de feriado, ir adquirir e colocar uma vela a Nossa Senhora do Monte, agradecendo e pedindo por tudo e mais alguma coisa.
É um momento simbólico carregado de emoção de ano para ano, no qual muitos não deixam esquecer a tragédia que ocorria neste mesmo dia, há seis anos, com a queda da árvore que tirou a vida a 13 pessoas.
Após a missa, realiza-se a habitual procissão que representa o culminar das festividades associadas à padroeira da Região.
É de realçar que este ano traz a particularidade de haver a festa celebrada na Capela das Babosas, que foi inaugurada em dezembro trazendo de volta o espaço destruído no 20 de fevereiro de 2010. A missa nesta capela é celebrada às 18h00 pelo padre Vítor Sousa.
Catarina Gouveia