A Galeria de Arte Francisco Franco, da Escola Secundária Francisco Franco, apresenta a mostra ‘Ao sol da manhã. As mãos - Reencontrar a obra de Guilhermina da Luz’. O projeto curatorial reúne obras da artista madeirense, em diálogo com trabalhos de Alice Sousa, Evangelina Sirgado de Sousa, Graça Berimbau, José Júlio, Isabel Santa Clara, Mafalda Gonçalves, Ricardo Veloza, Teresa Brazão e Teresa Jardim.
Esta exposição amplia uma mostra realizada em 2023 na Galeria Espaçomar, incorporando peças de colecionadores particulares, do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, e de oito artistas que partilharam trajetórias com Guilhermina da Luz. A curadoria, liderada por Teresa M. G. Jardim, reflete a importância de preservar e divulgar a obra da artista, cujo legado inclui escultura, pintura, serigrafia, instalação e poesia.
O vasto e diverso espólio artístico de Guilhermina da Luz encontra-se atualmente no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, podendo agora também ser descoberto no Funchal, nesta exposição que estará aberta ao público, destacando o impacto cultural e artístico de Guilhermina da Luz.