A Associação Musical Cultural e Recreativa Coro de Câmara de Lobos, conhecida como a Turma do Funil, é agora uma lembrança.
Em comunicado, os responsáveis anunciaram hoje o fim da atividade.
“O fim de um ciclo.
Decorria o ano de 1988 quando, a convite do Secretário Regional do Turismo em função, João Carlos Abreu, foi criada a Associação Musical Cultural e Recreativa Coro de Câmara de Câmara de Lobos na sua vertente lúdica Turma do Funil. Proveniente de Câmara de Lobos, primou pela irreverência e disciplina, sendo a primeira trupe de Carnaval e Festa da Flor a participar com uma coreografia definida, ritmada e organizada, levando às ruas da cidade do Funchal cerca de 400 participantes no seu ano inaugural, facto impensável e inacessível para residentes naquela que seria considerada uma das regiões mais precárias do país, à data.
Ao longo dos 36 anos consecutivos que integrou o Cortejo Alegórico de Carnaval e Festa da Flor, foi notório o contributo cultural bem como a dedicação, empenho, qualidade e brio que a Turma do Funil sempre demonstrou em tudo aquilo a que se propôs, trabalhando sempre para dignificar dois dos principais cartazes turísticos da ilha da Madeira e procurando evoluir e melhorar em cada ano para tal efeito, nunca esquecendo o bom nome de Câmara de Lobos, cidade da qual esta trupe sempre se orgulhou pertencer.
Após convite para o que seria o 37.º ano consecutivo como participante assíduo, os fundadores e responsáveis pela trupe, prof. João Nunes Atanázio e prof. Cecília Atanázio, decidiram, em concordância e por vontade própria, que seria um ponto final no seu projeto de anos, a Turma do Funil. Tudo começa e tudo acaba, assim são os ciclos.
Serve o presente comunicado para agradecer calorosamente e publicamente, em nome dos seus fundadores, a todos os que durante estes 36 anos contribuíram para o sucesso desta associação sem fins lucrativos. A história foi feita, agora é tempo de a desfrutar.
Um bem haja.”