Durante as operações das PSP no âmbito da campanha ‘Taxa Zero ao Volante’, realizadas entre os dias 5 e 11 de novembro na Região Autónoma da Madeira, aquela autoridade procedeu à fiscalização presencial de 711 veículos.
“No total, registaram-se 157 infrações, das quais oito referentes à condução sob o efeito do álcool”, referiu a PSP, sendo que no âmbito criminal foram efetuadas 21 detenções, 17 delas por condução acima da taxa permitida por lei – 1,20 gls.
A campanha teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool e contou, uma vez mais, com a participação da Direção Regional de Transportes e Mobilidade Terrestre, através da realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelo Comando Regional da PSP Madeira.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, a campanha foi divulgada nos meios digitais e foi realizada em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela PSP na RAM.
Na campanha ‘Taxa Zero ao Volante’ foram sensibilizados na Região 711 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
· Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
· O consumo de álcool diminui o campo visual, atrasa a capacidade de decidir e de reagir atempadamente e descoordena os movimentos;
· A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores: idade, género, peso, altura, metabolismo, os alimentos ingeridos e há quanto tempo se ingeriram. Por isso, é tão importante a “Taxa zero ao volante”.
Nesta campanha, registou-se um total de 76 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e 30 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 26 acidentes, mais 1 ferido grave e menos 2 feridos leves, refere a nota da PSP.
Esta foi a décima primeira das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2024. Até ao final do ano será realizada mais uma campanha, com ações de sensibilização e de fiscalização.
O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas: Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança, Telemóvel e fiscalização dos veículos de duas rodas a motor.
Das onze campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 49 ações em todo o território nacional e ilhas, durante as quais mais de 6.300 pessoas foram sensibilizadas presencialmente.